quinta-feira, 13 de julho de 2017

Resumo da Parashá: Pinchas


·      Introdução (final da Parashá passada): Após conselho de Bilam, Balak, rei de Moav e inimigo de Am Israel, enviou mulheres cometerem adultério com os homens do povo judeu. No meio do processo, elas os convenciam a se ajoelhar para estátuas. Como consequência disso, uma praga se alastrou no povo de Israel. Pinchas, ao ver o chefe da tribo de Shimon participando deste terrivel pecado, matou-o e matou também a mulher midianita com quem este estava pecando. Isso deu fim à praga.
·      Como recompensa ao seu heroico ato, Hashem presenteou Pinchas e sua descendência com o titulo de Kohen, tornando-o parte deste seleto grupo que trbalhava no santuário.
·      Logo após este episódio, Hashem ordenou Bnei Israel a se vingar do povo de Midian.
·      Uma nova contagem de Bnei Israel foi feita, e são detalhados os números específicos de cada tribo e suas famílias.
·      A Torá explica como seria feita a divisão da terra de Israel quando o povo lá chegasse, através de um sorteio espiritual.
·      Ao verem que a terra seria dada apenas aos filhos homens, as 5 filhas de Tselofchad pediram para Moshe que recebessem a parte de terra que seria de seu pai, já falecido. Hashem aceitou o pedido, e instituiu uma nova lei: quando não há herdeiros homens, as filhas devem receber a herança de seu pai.
·      Moshe transfere perante todo Bnei Israel a liderança do povo para o seu fiel aluno Yeoshua Bin Nun, ao apoiar suas mãos na cabeça do novo líder.
·      A Torá descreve como deveriam ser feitos todas as oferendas durante o ano, nas datas de Rosh Chodesh, Shabatot e nas festividades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário