quinta-feira, 13 de julho de 2017

Pinchas - O que motivou Bnot Tselofchad a pedirem um pedaço de Israel?


Na Parashá dessa semana temos a história de Bnot Tselofchad, as filhas deste misterioso homem chamado Tselofchad, que foram cobrar de Moshe um terreno na terra de Israel, apesar de seu pai ter falecido. A terra de Israel seria dividida, quando o povo lá entrasse, com base nos homens de cada família. Sendo assim, as filhas de Tselofchad, na teoria, não teriam direito a nenhum pedaço de terra, uma vez que Tselofchad não teve nenhum filho. Por isso, elas foram reclamar com Moshe, que se consultou com Hashem. No final, o pedido não apenas foi concedido, como também virou lei: um homem que falecer sem filhos passará a sua herança para suas filhas.
Há diversas opiniões nos comentaristas acerca do que foi que motivou as filhas de Tselofchad a reivindicarem a sua terra.
Diz o Yalkut Shimoni, um dos Midrashim, que o objetivo de Bnot Tselofchad era advogar pelos direitos das mulheres. Afinal, por que apenas um filho masculino tinha o direito de herdar a terra? Segundo o Yalkut Shimoni, Bnot Tselofchad foram motivadas por um pensamento feminista.
Já Rashi não parece concordar com essa ideia, uma vez que ele explica que Bnot Tselofchad só foram pedir a terra para Moshe pois não tinham nenhum irmão. Caso tivessem, elas não reivindicariam nada, pois sabiam que o tal irmão herdaria todas as terras do pai. O que, então, motivou Bnot Tselofchad a pedirem a sua cota da terra de Israel? A explicação é simples, e se encontra no próprio passuk: “Por que o nome de nosso pai deve ser eliminado de sua família, simplesmente porque ele não teve um filho?” (Pinchas 27,4) As filhas não queriam que o nome do pai fosse esquecido. No judaísmo é muito importante dar continuidade ao nome de um familiar falecido, e costuma-se fazer isso principalmente ao nomear os filhos com o nome dos entes queridos. Bnot Tselofchad, então, queriam um pedaço da terá de Israel pois este seria herdado em nome do pai, continuando assim o seu legado.
Uma terceira explicação é que o que motivou Bnot Tselofchad foi o seu amor pela terra de Israel. O desejo de ter um espaço dentro da terra prometida. E isso não foi à toa. Tselofchad era descendente de Menashe, filho de Yossef, e a Torá faz questão de nos contar isso. Por que? Rashi explica: para nos mostrar que da mesma forma que Yossef amava muito a terra de Israel (vemos isso pelo fato dele pedir para seus irmãos jurarem que lhe levariam para ser enterrado em Israel após a sua morte), as filhas de Tselofchad também apreciavam muito a terra santa.

Cabe aqui uma pergunta: entre todas as tribos que cresceram em Israel, justo Yossef foi aquele que ficou mais conhecido pelo seu amor à terra? Justamente ele que viveu no Egito, com um alto cargo e em ótimas condições de vida? Explica o Rav Neria que há uma diferença entre os irmãos e Yossef. Obviamente os irmãos gostavam muito de Israel. Porém, para eles, isso era algo natural. Foi la que eles cresceram e viveram. Já o amor de Yossef era diferente. Ele, mesmo não morando lá, passou a amar a terra e educou seus filhos para que entendessem a importância de Israel. Foi algo trabalhado, portanto com mais valor. Sendo assim, Bnot Tselofchad, como se fosse algo genético, da família, foram pedir para Moshe uma parte da terra de Israel, devido ao grande amor e estima que tinham pela terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário