terça-feira, 4 de outubro de 2016

Jejum de Guedalia - Horários, História, Leis e Costumes


Esse domingo, 23/09, é o jejum de Guedalia.

Horários do Jejum (São Paulo):
- Início: 04:43.
- Término: 18:25.

História

Após a destruição do primeiro Beit Hamikdash e a expulsão da maioria dos judeus da terra de Israel, em 423 A.E., os babilônios apontaram Guedalia ben Achikam como governador dos judeus remanescentes na terra santa. Ao ouvirem isso, vários judeus que viviam nas redondezas foram para Israel viver com Guedalia, que possuía uma boa relação com os babilônios e liderava o povo judeu de uma maneira exemplar.

Porém, havia um indivíduo chamado Ishmael ben Netania, que estava com inveja do sucesso de Guedalia, e planejava mata-lo. Inclusive, o governador foi avisado de tal fato, mas não se importou com isso pois duvidava que um judeu poderia ser capaz de cometer tal atrocidade. Em Rosh Hashana do ano seguinte, Ishmael e dez de seus seguidores foram comemorar com Guedalia, e, durante uma das refeições, o assassinaram junto com os outros que o acompanhavam. Inclusive, algumas das vítimas eram soldados babilônios que estavam compartilhando da alegria dos judeus, a convite de Guedalia.

O que se seguiu foi uma carnificina, que culminou com a quase total expulsão dos judeus de Israel. Muitos fugiram para o Egito. Assim se encerrou um longo período de presença predominantemente judaica na terra santa, que só voltou a ocorrer com o retorno dos exilados da babilônia, por volta de 50 anos mais tarde.

Em memória a Guedalia e para lamentarmos a difícil situação pela qual passou o povo judeu, jejuamos no dia 03 de Tishrei, um dia depois de Rosh Hashaná. Como esse ano o dia 03 de Tishrei cciu num shabat e não se jejua no shabat, o jejum foi postergado para o domingo, dia 04 de Tishrei.

Leis e Costumes

- Não se pode comer nem beber nada do amanhecer até o anoitecer.
- Aqueles que vão acordar para comer antes do jejum, devem ter isso em mente antes de dormir.
- Nesse jejum podemos nos lavar, passar cremes e calçar sapatos de couro.
- Também é permitido trabalhar neste jejum.
- O Chazan acrescenta a brachá de Anenu na repetição da amida em Shacharit, e todos acrescentam essa brachá na Amidá de Minchá.
- Em Shacharit, recitamos Slichot, Avinu Malkenu e lemos na Torá a porção de jejum (Vayechal Moshe).
- Em Minchá, recitamos o Avinu Malkenu, lemos a Torá novamente, e lemos a Haftará de jejum.
- Evita-se dar doces e guloseimas para as crianças, mesmo que estas não estejam jejuando.

BOM JEJUM A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário