sábado, 23 de julho de 2016

Jejum de 17 de Tamuz

                                          
    
     Horários do jejum para São Paulo:
     Início do jejum: 5:34
     Término do jejum: 18:00.

      O dia de 17 de Tamuz marca a queda das muralhas de Jerusalem, iniciando-se então um caótico período até a destruição do Beit Hamikdash, no dia 9 de Av. Além disso, outras 4 coisas ocorreram em 17 de Tamuz:

     - Moshe quebrou as tábuas da lei, reagindo ao pecado do bezerro de ouro.
     - Cessou-se o Korban Tamid no Beit Hamikdash, devido à difícil situação pela qual o povo judeu passava.
     - Durante as guerras na época do templo, o general Apostomus queimou um Sefer Torá, dando origem ao conceito da queima de livros judaicos sagrados, praticada constantemente pelos inimigos de Am Israel.
     - Foi colocada uma estátua de idolatria no Beit Hamikdash.

     Por todas essas tragédias, jejuamos. Nesse ano, como o dia de 17 de Tamuz foi num shabat, o jejum foi adiado para domingo, dia 18 de Tamuz.
     Um aspecto interessante acerca deste jejum é o fato dele ser marcado na data em que as muralhas de Jerusalem cederam na época do segundo Beit Hamikdash. Todos os outros jejuns de luto que fazemos durante o ano são em datas relacionadas ao primeiro templo, ou à ambos (caso de 9 de Av). Sendo assim, temos de ter em mente que o objetivo do jejum é nos lembrarmos das ações de nossos antepassados que causaram a destruição do Beit Hamikdash pelo qual nos enlutamos. E no caso do segundo templo, foi o ódio gratuito. Havia na época vários grupos inimigos, inúmeras facções distintas dentro do povo judeu, que se odiavam e lutavam entre si. O cenário, descrito pela Guemará e pelo historiador Flávio Josefo, era terrível. Temos de refletir sobre este assunto, repensar nossos atos, e tomar boas decisões para aproximar a vinda do terceiro Beit Hamikdash.

     Algumas leis relacionadas Jejum de 17 de Tamuz:

     - Não se pode comer nem beber nada do amanhecer até o anoitecer.
     - Nesse jejum podemos nos lavar, passar cremes e calçar sapatos de couro.
     - O Chazan acrescenta a brachá de Anenu na repetição da amida em Shacharit, e todos acrescentam essa brachá na Amidá de Minchá.
     - Em Shacharit, recitamos Slichot, Avinu Malkenu e lemos na Torá a porção de jejum (Vayechal Moshe).
     - Em Minchá, recitamos o Avinu Malkenu, lemos a Torá novamente, e lemos a Haftará de jejum.
     - As 3 semanas que se iniciam com o jejum de 17 de Tamuz e se encerram com o jejum de 9 de Av são semanas de luto e arrependimento, e existem algumas proibições nesses dias.

     Bom Jejum a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário