quinta-feira, 21 de julho de 2016

Balak - Am Israel: Agitados e Calmos como um Leão


A Parashá dessa semana é quase que completamente dedicada à tentativa falha do profeta Bilam de amaldiçoar Am Israel. Apesar dele ter tido as piores intenções possíveis, sua fala foi composta unicamente de Brachot e elogios. Inclusive, a intensidade das bonitas palavras por ele proferidas foi relativa ao desejo de Bilam de fazer mal ao povo. Ou seja, suas Brachot foram muito bonitas.
No meio de seu discurso, que também pode ser considerado um poema, repleto de metáforas, Bilam compara duas vezes o povo de Israel com um leão. Leão em hebraico possui duas nomenclaturas: “Ari”, a palavra mais conhecida, e “Lavi”. A diferença entre essas duas nomenclaturas é a idade do leão. Enquanto “Ari” se refere a um animal mais velho, “Lavi” é normalmente usado para definir um leão jovem e enérgico.
Ao analisarmos as Brachot de Bilam, vemos um fato interessante. Nas duas passagens em que compara o povo ao leão, o profeta usa ambas as nomenclaturas hebraicas. Porém, a ordem está inversa. Abaixo, os dois psukim:

- “Eis que o povo levantará como um leão (Lavi) e como um leão (Ari) será erguido.” (Bamidbar 23:24)
- “(O povo) se deita e se agacha como um leão idoso (Ari) e como um leão jovem (Lavi).” (Bamidbar 24:9)

Então, na primeira instancia, Bilam cita primeiro o leão jovem, e depois o velho. Na segunda vez, por outro lado, ele se refere primeiramente ao leão mais velho, para depois fazer referência ao jovem. Por que essa mudança?
Rashi explica em ambos os locais qual é a comparação com o leão. O primeiro passuk está elogiando Am Israel por cumprir energicamente as Mitsvot, desde de manhã até de noite. Já o segundo, abençoa a estadia do povo judeu na terra de Israel, dizendo que, assim como nenhuma força é capaz de mover um leão de seu lugar, ninguém tirará o povo judeu de Israel.
Portanto, quando o objetivo é ressaltar a energia e a empolgação com as quais o povo judeu compre as Mitsvot, a Torá priorizou a palavra “Lavi”, o leão jovem, forte, audacioso (pense no filme Rei Leão, e lembre-se como um leão jovem é agitado). Já no momento em que a Brachá de Bilam se refere à estadia de Bnei Israel em sua terra, a Torá da prioridade ao leão mais velho, aquele que vemos em zoológicos, assentado e em paz consigo mesmo, quando nada no mundo é capaz de perturba-lo.

Esses dois psukim presentes no discurso de Bilam são diretamente proporcionais. O cumprimento do judaísmo da melhor maneira possível é um dos fatores que garantem uma estadia pacífica e solene do povo judeu na terra de Israel. Portanto, cada um, estando ou não em Israel, deve fazer a sua parte.

Obs: atualmente já temos 2 ou 3 Divrei Torá de cada Parashá. É só checar pelos marcadores no site!

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