segunda-feira, 29 de maio de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre Shavuot


Essa terça-feira à noite (30/05), inicia-se a festa de Shavuot, que é comemorada até quinta-feira à noite (01/06). Nesses dois dias, o povo judeu comemora o recebimento da Torá, ocorrido há mais de 3 mil anos. Confira tudo sobre essa festa, suas leis e seus costumes!

Data
A festa de Shavuot é sempre comemorada nos dias 6 e 7 do mês de Sivan, o nono mês do calendário judaico. Em Israel, comemora-se apenas um dia, 6 de Sivan. Isso se dá por motivos de calendários, quando anteriormente não se sabia exatamente que dia iniciava-se o novo mês, fato que era baseado em testemunhos das pessoas que viam a lua.

Nomes da Festa
Shavuot
Shavuot, em hebraico, significa "semanas", e a festa possui esse nome pois ocorre sempre 7 semanas após a festa de Pessach. No segundo dia de Pessach começamos a contar o Sfirat Haomer, e Shavuot começa quando o dia 49 do Omer se encerra.
Historicamente, também foi assim que ocorreu. Quando Am Israel saiu do Egito, este se encontrava no pior nível de impureza. Portanto, o povo aguardou 7 semanas, cada dia subindo um degrau, até se encontrar no maior nível espiritual, para receber a Torá.
Shavuot em hebraico também significa "promessas", e se relaciona com o recebimento da Torá pois quando Bnei Israel recebeu a Torá, prometeu que cumpriria todas as suas leis (Naase Venishma).

Chag Habikurim
A festa de Shavuot também é conhecida como Chag Habikurim a festa dos Bikurim. Há dois motivos para isso. Primeiramente, devido à uma oferenda que era trazida ao Beit Hamikdash em Shavuot, denominada "Shtei Halechem" (os dois pães), que era composta de de trigo e cevada da nova colheita. Bikurim em hebraico significa os frutos novos. Alem disso, havia uma lei que na terra de Israel o povo deveria trazer os Bikurim, primeiros frutos das sete espécies especiais da terra,para os Kohanim. E o período quando isso deveria ser feito iniciava-se em Shavuot. Portanto o nome, "A festa dos Bikurim".

Chag Hakatzir
Um terceiro nome para a festa de Shavuot é Chag Hakatzir, a festa da colheita. Isso porque Shavuot ocorre no ápice da época da colheita em Israel, um período no qual aqueles que a praticam podem praticar uma série de Mitsvot.

Atzeret
Shavuot também possui o nome de "Atzeret", que em hebraico significa conclusão. Isso porque Shavuot, além de ser uma festividade por si só, também é vista como a conclusão da festa de Pessach, as duas sendo conectadas pelos dias de Sfirat Haomer.

Leis e Costumes
Primeiramente, a festa de Shavuot é um Yom Tov, e em seus dias se aplicam todas as leis de Yom Tov, parecidas com as do Shabat, porém com algumas diferenças, principalmente relacionadas a cozinha e a carregar objetos.
Ao contrário das outras festividades judaicas como Pessach e Sukot, que possuem uma Mitsvá principal pela qual são conhecidas (matsá, lulav e suká, por exemplo), Shavuot não possui nenhuma Mitsvá específica que consta na Torá. Apesar disso, existem diversos costumes que se aplicam nessa data:

  1. Estudamos a noite inteira: os homens costumam passar a primeira noite de Shavuot em claro, estudando Torá. Alguns fazem o tikun, recitam um livro especial que contém diversas passagens de toda a Torá e do Talmud. Fazemos isso para "consertar"um deslize cometido pelo povo no momento do recebimento da Torá, quando muitos não acordaram no fatídico dia, Moshe tendo que chamar o povo.
  2. Leitura dos 10 Mandamentos: na manhã do primeiro dia de Shavuot, lemos os 10 mandamentos na sinagoga, e é uma Mitsvá para todos, homens, mulheres e crianças, ouvirem. Essa é a passagem que narra todo o episódio que comemoramos em Shavuot.
  3. Refeições de leite: costumamos fazer refeições de leite em Shavuot. Há diversos motivos para isso. Primeiramente, assim que foi dada a Torá, Am Israel passou a ter que cumprir as leis da Kashrut, que incluem a obrigação de fazer a shchita nos animais. Porém, era Shabat, quando isso não é permitido. Sendo assim, o povo comeu alimentos de leite. Existem outros motivos para esse costume.
  4. Meguilat Rut: muitos costumam ler Meguilat Rut em Shavuot. Isso porque este livro narra a história de Rut, uma moabita que se converteu ao judaísmo em uma época bem complicada pro povo judeu, e se tornou a bisavó do Rei David, que nasceu e faleceu em Shavuot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário