quinta-feira, 25 de maio de 2017

Bamidbar - A pequenez da tribo de Levi elucidada

 
A Parashá dessa semana, a primeira do livro de Bamidbar, começa nos relatando a contagem de Am Israel. Muitas foram as vezes que Hashem ordenou Moshe a contar o povo, e diversas explicações interessantes são oferecidas sobre o porque disso. Existe, porém, um detalhe no qual raramente pensamos. Se analisarmos o número de integrantes de cada tribo, veremos uma discrepância fora do comum, que deveria nos chamar a atenção.
Ao compararmos o número de integrantes de todas as tribos com a tribo de Levi, percebemos que a última possuía um número consideravelmente menor de pessoas. A tribo de Biniamin, por exemplo, tinha 35,400 pessoas. Dan tinha 62,700. Naftali, 53,400. Enquanto isso, os Leviim tinham apenas 22 mil pessoas, um número bem menor do que Biniamin, a menor das tribos de Israel. Por que essa grande diferença?
Existem diversas respostas para essa pergunta. O Ramban (1194-1270, Espanha e Israel) explica que havia um motivo para Am Israel ser tão numeroso naquela época (não se esquecendo que somente 70 pessoas desceram de Israel para o Egito com Yaakov). Quando o povo foi escravizado, Hashem fez um milagre que cada mulher do povo de Israel dava à luz a sêxtuplos, para contrariar justamente o plano dos egípcios de acabar com Bnei Israel. Porém, a tribo de Levi não foi escravizada no Egito. Portanto, o milagre não aconteceu com suas mulheres, que tiveram bem menos filhos.
O próprio Ramban oferece outra explicação, uma ideia mais mística. Yaakov, antes de falecer, abençoou os seus filhos. Porém, ele estava muito bravo com Shimon e Levi, que haviam exterminado a cidade de Shchem, no episodio envolvendo sua irmã, Dina. Sendo assim, por causa da ira de Yaakov, as duas tribos acabaram tendo futuramente um número bem menor de pessoas (Shimon em nossa Parashá é uma tribo numerosa, porém antes de entrar em Israel sofreu uma grande diminuição, após o episodio de Zimri, relatado em Parashat Balak).

Por fim, o Kli Yakar (1550-1619, Praga) dá um outro motivo para a pequenez da tribo de Levi, focando no resto do povo, e não apenas na própria tribo de Levi. Existem na Torá diversas leis relacionadas a doações que devem ser feitas aos Kohanim e Leviim, devido à sua santidade mais elevada. Diversos tipos de Maaser, dízimo e presentes. Até mesmo uma parte da terra de cada tribo em Israel pertencia a tribo de Levi. Sendo assim, pelo bem do próprio povo, para não ser um peso muito grande para as pessoas precisarem sustentar muita gente, a tribo de Levi era pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário