quinta-feira, 18 de maio de 2017

Behar - O Certificado de Incorporação da Torá


A Parashá dessa semana começa nos ensinando as leis de Shmita, o ano sabático que deve ser observado a cada 7 anos, a fim da terra descansar. O que nos chama a atenção, porém, é um detalhe incomum que nos é apresentado no primeiro passuk da Parashá: “E disse Hashem para Moshe no Har Sinai” (Behar 25,1). Por que a ênfase no Har Sinai? Afinal, já sabemos que a Torá foi dada neste monte!
Para fortificar ainda mais a pergunta, temos dois exemplos de como a Torá sempre está associada ao Har Sinai. Primeiro, no inicio do livro de Pirkei Avot, a Mishna diz que Moshe recebeu a Torá “do Har Sinai”, ao invés de dizer que ele a recebeu de Hashem. Segundo, é muito comum a expressão “Torá Missinai”, relacionando mais uma vez o livro da Torá com o monte.
Rashi em nossa Parashá nota este fato e explica que o Har Sinai foi lembrado aqui para nos ensinar que, assim como as leis de Shmita foram dadas no Har Sinai, todas as outras leis da Torá também foram transmitidas no local. Contudo, mesmo com a explicação de Rashi, ainda precisamos entender por qual motivo temos que salientar este fato, de que todas as leis da Torá foram dadas no Har Sinai. O que isso nos acrescenta?
No mundo dos negócios, uma das informações mais importantes sobre uma companhia, que mais tem a dizer a respeito de uma empresa, é o seu local de registro. É sempre necessário um certificado de incorporação ou um contrato social, que constantemente apontará, em uma de suas primeiras linhas, o local onde a empresa foi incorporada. Por que? Pois isso indica autenticidade, uma informação palpável que podemos ter da empresa.
Seguindo essa mesma ideia, explica o Maharal de Praga (1512-1609) que, diferentemente de um texto comum, a Torá é um objeto autenticamente santo e veio diretamente de Hashem. Como uma das maneiras mais firmes de se corroborar a autenticidade de algo é indicando o local exato de onde ele veio, o Har Sinai é mencionado em nossa Parashá referente às leis de Shmita (e desta aplicamos a todas as outras leis), para indicar que a Torá é muito mais do que um mero livro de texto. É algo sagrado, que foi entregue de Hashem para Moshe, e deste ao povo. Onde? No monte Sinai.
Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá. Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.
Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário