quinta-feira, 4 de maio de 2017

Kedoshim - Yom Hazikaron, uma homenagem aos soldados falecidos e nossa Parashá


Essa semana leremos duas parshiot juntas, Acharei Mot e Kedoshim. O inicio da segunda Parashá trata de um mandamento um tanto genérico, o que dá margem para diversas interpretações distintas. Hashem disse para Moshe: “Diga para Bnei Israel para que sejam santos (Kedoshim)”. O que significa “ser santo”? O que Hashem está dizendo?
Rashi explica que Kedoshim nesse passuk está se referindo à promiscuidade. Ou seja, Hashem está mandando o povo manter distancia de qualquer coisa relacionada à promiscuidade. Já o Ramban diz que Kedoshim significa que devemos levar uma vida simples, separados do luxo excessivo.
Claramente a palavra “santos” nesse caso possui uma conotação de separação. Devemos nos separar de alguma coisa. Podemos, contido, explicar de uma terceira maneira, diferentemente do Rashi e do Ramban, mas ainda estando dentro do contexto de separação. Rabi Shimon Shkop (1860-1939, Bielorrussia) explica que Kedoshim nesse passuk pode estar querendo dizer para a pessoa se separar de si mesma. Dar mais de si para outros, pensar um pouco menos em si próprio e levar uma vida menos egocêntrica.
É fácil citar vários exemplos de como podemos aplicar isso em nosso dia a dia. Abra a porta para alguém. Dê um sorriso, cumprimente o porteiro, dê o seu lugar no metro para alguém que precisa sentar mais do que você. Não faltam situações nas quais podemos fazer uma grande diferença na vida de outros, sem que isso nos custe muito.
Não à toa, Yom Hazikaron, o dia no qual lembramos e homenageamos os soldados que faleceram nas guerras lutando por Israel, cai frequentemente na semana em que lemos Parashat Kedoshim. Estes sim doaram suas vidas inteiras para Am Israel, colocando a vida dos outros integrantes do povo acima de suas próprias. Estes sim podem ser considerados grandes Kedoshim. Temos de aprender com os seus grandiosos atos e, se aplicarmos uma pequena parte da devoção que estes soldados tinham, em nosso cotidiano, o impacto já será considerável.

Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá. Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.

Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário