quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Vayelech - Como age um verdadeiro líder

        
Alguém que tem seguidores. É com essas palavras que Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna, define um líder. Segundo Drucker, a liderança é a conquista da confiança, e todos os líderes têm duas coisas em comum: asseguram-se de que as coisas são feitas e que podemos confiar neles.

Em seu último dia de vida, Moshe começou na Parashá dessa semana a se despedir de Am Israel. Uma de suas tarefas antes de partir era passar o bastão para frente. Moshe então transmitiu uma mensagem de apoio ao seu aluno Yeoshua, que o substituiria na liderança do povo. Diz o passuk: “E chamou Moshe a Yeoshua e lhe disse na presença de todo o povo de Israel ‘seja forte e corajoso!’”.

A forma mais simples de se entender esse passuk é que Moshe disse para Yeoshua ser forte e corajoso, e que isso ocorreu perante o povo, uma vez que todos estavam ainda reunidos para ouvir as suas últimas palavras. Porém, o livro Meshech Chochma interpreta esse passuk de uma outra maneira. Se analisarmos os Taamim (sinais com os quais se lê a Torá), veremos que as palavras “na presença de todo o povo de Israel” e “seja forte e corajoso” possuem sinais conectados, que as fazem ser lidas juntamente, sem nenhuma interrupção. Sendo assim, “perante todo o povo de Israel” não é a descrição do passuk sobre o cenário daquela hora, mas sim fazia parte da mensagem de Moshe para Yeoshua.

Sabemos que Yeoshua era extremamente humilde. Ele era o aluno de Moshe que, diferentemente de muitos outros chefes de tribos, nunca tinha exercido um papel de liderança política. Além disso, era Yeoshua quem arrumava os bancos da sinagoga, onde as pessoas costumavam se sentar para estudar e discutir as leis da Torá. Ele atuava como um empregado. Yeoshua era muito humilde, e isso era ótimo. Porém não era a forma correta para se conduzir um povo.

Moshe disse para Yeoshua: mantenha a sua humildade internamente, aja assim quando estiver sozinho ou com sua família, e nunca se esqueça de quem você realmente é. Porém, quando você estiver perante todo o povo, exercendo o seu papel de líder, seja forte e corajoso. Demonstre vigor e pulso firme, passe confiança às pessoas. Pois somente assim você ganhará a credibilidade necessária para ser respeitado.

Um verdadeiro líder não deixa transparecer suas fraquezas. Um mestre não se coloca para baixo. Ele conhece suas limitações, sabe de seu lugar, mas age com total confiança e postura perante aqueles que o seguem. Peter Drucker pode ter aprendido com Moshe Rabeinu.

Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá. Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta de busca.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.
Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário