quinta-feira, 20 de julho de 2017

Matot - O pedido das duas tribos e meia

            
      Na Parashá dessa semana, as tribos de Reuven, Gad e metade da tribo de Menashe pedem a Moshe que lhes permita morar no pedaço de terra do lado leste do rio Jordão, localizado antes da terra de Israel. Isso porque lá seria um melhor lugar para os seus rebanhos, onde havia muito pasto. Moshe ficou bravo com esse pedido, mas não pelo motivo esperado. Disse Moshe: “Os seus irmãos vão para guerra e vocês vão ficar aqui?” (Matot 32,1 a 6). O problema, segundo Moshe, era que essas três tribos não iriam ajudar na guerra contra os sete povos da terra de Israel. Em relação a essa bronca, as tribos responderam que não apenas participariam da guerra, como também seriam os primeiros a entrarem, e depois que ajudassem Am Israel, voltariam para morar no outro lado do rio Jordão. Moshe aceitou essa opção.
            Muitos comentaristas perguntam como Moshe não se importou com um outro problema, que a principio é pior do que o motivo de sua bronca. O lugar onde as duas tribos e meia habitariam era menos sagrado do que a terra de Israel. Uma prova disso é o fato que as pessoas que moravam naquela área não traziam o Korban do Omer e os pães de Shavuot ao Beit Hamikdash, devido à menor santidade do local. Por que Moshe não ficou bravo com o fato de Reuven, Gad e metade de Menashe decidirem habitar um lugar menos santo?

            Explica o Rav Desler em seu livro, Michtav Leeliahu, que Moshe aceitou isso pois ele entendeu os seus motivos. Eles possuíam um grande número de animais, e por isso precisavam morar num lugar onde pudessem cuidar dos rebanhos da melhor maneira possível. Hashem lhes deu um presente, e sua função era utiliza-lo da melhor maneira possível, eleva-lo. E para isso o presente deveria ser bem cuidado. Sendo assim, era entendível que eles morassem naquele lugar onde poderiam cuidar melhor do presente que D’us lhes concedeu. Muitas vezes recebemos algo de Hashem, seja um objeto ou um dom, e temos que cuidar bem dos mesmos. É o mínimo que podemos fazer para mostrar gratidão, e é isso que D’us quer que façamos com as boas coisas que Ele nos deu.
Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá. Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.
 Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário