quinta-feira, 20 de julho de 2017

Resumo da Parasha - Matot/Maase


Matot
- A Parasha começa falando sobre a força da palavra. Uma pessoa que faz promessas e juramentos deve cumpri-los. Quando uma mulher faz uma promessa, em determinados casos, seu pai e seu marido têm a força de anular essa decisão.
- Em seguida, Hashem ordena Bnei Israel a se vingarem do povo de Midian, e os Midianim  foram exterminados, suas cidades destruídas. Am Israel pegou todos os bens como despojos, que foram divididos entre os guerreiros, que ficaram com 50%, e o restante do povo, que ficou com a outra metade. Parte desses valores foi doada para os Leviim. Os guerreiros, em agradecimento a Hashem, doam ouro para o Mishkan.
- As tribos de Reuven e Gad pedem para receber suas porções da terra de Israel no leste do Rio Jordão, antes de entrar na terra, pois lá havia muito pasto para seus rebanhos. Apos a rejeição inicial de Moshe, eles se comprometem a guerrear no fronte na conquista de Israel, e Moshe aceita.

Maase
- Parashat Maase fala das viagens feitas por Am Israel desde que o povo saiu do Egito até a entrada em Israel. Moshe adverte o povo a expulsar todos os goim de Erets Israel, define as fronteiras e por fim fala sobre a divisão das terras entre as tribos e as 48 cidades que os Leviim receberiam, que também serviriam como cidades de refugio, abrigo para alguém que acabou matando alguém sem intenção.

Shabat shalom!!!

Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá. Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.

 Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário