quinta-feira, 23 de março de 2017

Vayakhel - O motivo da reunião de Moshe


A Parashá dessa semana começa com uma reunião. Diz o passuk: “E reuniu Moshe toda congregação do povo de Israel” (Vayakhel 35,1). O objetivo dessa assembleia era para Moshe proferir um discurso, transmitindo ao povo todos os ensinamentos que D’us havia-lhe passado, relacionados principalmente à construção do Mishkan.
Toda essa situação nos levanta algumas questões. Primeiramente, por qual motivo Moshe teve que reunir o povo? Geralmente, Hashem falava algo para Moshe e ele simplesmente repassava ao resto do povo. Além disso, se o objetivo era discursar acerca da construção do Mishkan, mencionando os objetos que seriam utilizados (a fim de que fossem doados) e quais utensílios seriam produzidos, por que Moshe começou o seu discurso falando das leis do Shabat?
Explica o Rebbe de Sochatshov que a reunião de Moshe não era meramente uma formalidade. Antes de o Mishkan ser construído, as pessoas podiam oferecer oferendas a D’us através das “Bamot”, pequenos altares particulares. Havia então uma permissão para cada individuo possuir um altar, onde quer que estivesse, e sacrificar animais. Essa permissão, porém, foi revogada assim que o Mishkan foi construído. A partir daí, era ao santuário que as pessoas deveriam se dirigir caso desejassem oferecer algum sacrifício. E por que isso? A palavra chave era união. Um dos principais objetivos do Mishkan era unir o povo judeu em torno de um objetivo e em um lugar, para que todos servissem a D’us em conjunto. Portanto, Moshe, ao introduzir o Mishkan para Bnei Israel, o fez nessa conotação, transmitindo a ideia de união, reunindo todo o povo para ouvir o seu discurso. O Shem Mishmuel, também da dinastia de Sochatshov, vai ainda mais longe e diz que após o pecado do bezerro de ouro a única coisa que ainda possuía méritos para que o Mishkan fosse construído era a união do povo, conceito conhecido no judaísmo como o “Klal”, a congregação geral. Ou seja, a união não era apenas um objetivo do Mishkan, mas sim uma condição sine qua non para a sua existência.
Podemos agora entender também o motivo pelo qual o Shabat foi mencionado antes das leis do Mishkan. O Shabat, como todos sabem, é um dos fatores da religião judaica que mais proporciona a união do povo judeu. Portanto, nada melhor do que o Shabat (que também havia sido ordenado por Hashem em Parashat Trumá) para introduzir o assunto do Mishkan, salientando a importância da união do povo em um momento tão crucial de sua história.
Atualmente o Mishkan (e o Beit Hamikdash) não existe mais, porém, não nos faltam razões para sermos mais unidos do que nunca. Primeiramente, é preciso corrigir o pecado que acarretou a destruição do Segundo Templo, o ódio gratuito. E isso é feito através do amor ao próximo. Além disso, o atual cenário sociopolítico global demanda o maior grau de união do povo judeu possível. Afinal, ninguém melhor que nós mesmos para cuidar de nosso povo e de nossa terra.
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