A
Parashá dessa semana começa com uma reunião. Diz o passuk: “E reuniu Moshe toda
congregação do povo de Israel” (Vayakhel 35,1). O objetivo dessa assembleia era
para Moshe proferir um discurso, transmitindo ao povo todos os ensinamentos que
D’us havia-lhe passado, relacionados principalmente à construção do Mishkan.
Toda
essa situação nos levanta algumas questões. Primeiramente, por qual motivo
Moshe teve que reunir o povo? Geralmente, Hashem falava algo para Moshe e ele
simplesmente repassava ao resto do povo. Além disso, se o objetivo era discursar
acerca da construção do Mishkan, mencionando os objetos que seriam utilizados (a
fim de que fossem doados) e quais utensílios seriam produzidos, por que Moshe
começou o seu discurso falando das leis do Shabat?
Explica
o Rebbe de Sochatshov que a reunião de Moshe não era meramente uma formalidade.
Antes de o Mishkan ser construído, as pessoas podiam oferecer oferendas a D’us
através das “Bamot”, pequenos altares particulares. Havia então uma permissão
para cada individuo possuir um altar, onde quer que estivesse, e sacrificar
animais. Essa permissão, porém, foi revogada assim que o Mishkan foi
construído. A partir daí, era ao santuário que as pessoas deveriam se dirigir
caso desejassem oferecer algum sacrifício. E por que isso? A palavra chave era
união. Um dos principais objetivos do Mishkan era unir o povo judeu em torno de
um objetivo e em um lugar, para que todos servissem a D’us em conjunto.
Portanto, Moshe, ao introduzir o Mishkan para Bnei Israel, o fez nessa
conotação, transmitindo a ideia de união, reunindo todo o povo para ouvir o seu
discurso. O Shem Mishmuel, também da dinastia de Sochatshov, vai ainda mais
longe e diz que após o pecado do bezerro de ouro a única coisa que ainda
possuía méritos para que o Mishkan fosse construído era a união do povo,
conceito conhecido no judaísmo como o “Klal”, a congregação geral. Ou seja, a
união não era apenas um objetivo do Mishkan, mas sim uma condição sine qua non
para a sua existência.
Podemos
agora entender também o motivo pelo qual o Shabat foi mencionado antes das leis
do Mishkan. O Shabat, como todos sabem, é um dos fatores da religião judaica
que mais proporciona a união do povo judeu. Portanto, nada melhor do que o
Shabat (que também havia sido ordenado por Hashem em Parashat Trumá) para
introduzir o assunto do Mishkan, salientando a importância da união do povo em
um momento tão crucial de sua história.
Atualmente
o Mishkan (e o Beit Hamikdash) não existe mais, porém, não nos faltam razões
para sermos mais unidos do que nunca. Primeiramente, é preciso corrigir o
pecado que acarretou a destruição do Segundo Templo, o ódio gratuito. E isso é
feito através do amor ao próximo. Além disso, o atual cenário sociopolítico
global demanda o maior grau de união do povo judeu possível. Afinal, ninguém
melhor que nós mesmos para cuidar de nosso povo e de nossa terra.
Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá.
Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta
de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o
Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.
Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá
Semanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário