Em
geral, a ordem dos fatores na Torá sim altera os produtos. Afinal, nada é por
acaso, e assim como as palavras estão metodicamente escritas, suas colocações também
são importantes. Na Parashá dessa semana, Hashem ordena a Moshe que o povo
construa o Mishkan, e a Torá explica como cada um de seus utensílios deveria
ser produzido. Contraposta à construção do Mishkan, temos uma outra Mitsvá
muito importante, que todos conhecem: o shabat. Um dos parâmetros para as leis
do shabat é a construção do Mishkan, afinal, toda ação que era executada na construção
do Mishkan, não é permitida no shabat.
Ao
analisarmos a ordem na qual os assuntos do Mishkan e do shabat estão citados na
Torá, veremos uma contradição. Primeiramente, temos o Mishkan, em nossa
Parashá. Depois vem o mandamento do shabat, em Parashat Ki Tissá. Porém, em
outro momento, a ordem está inversa. Em Parashat Vayakhel, quando Moshe profere
um discurso a todo Am Israel, ele antes cita o shabat e depois o Mishkan. Por
que essa diferença na ordem?
Diz
o Kli Yakar, um dos mais famosos comentaristas do Tanach, que para entender o
motivo dessa distinção, devemos analisar o que representam o Mishkan e o shabat.
Primeiramente, o principal objetivo pelo qual cumprimos o shabat é para
celebrar o dia de descanso de Hashem, após a criação do mundo; um dia sagrado e
espiritual que testemunha a criação do mundo. Já o Mishkan representava o kavod
do povo de Israel ao mostrar como este foi o povo escolhido, que possuía o
mérito de receber a constante presença divina no mundo material. Sendo assim,
dependendo do interlocutor na Torá, a prioridade é dada para cada um dos
assuntos.
Quando
a Torá, nas palavras de Hashem, nos apresenta o Mishkan e o shabat, esta coloca
o santuário em primeiro lugar, pois, para D’us, o mais importante é o kavod de
seu povo, antes mesmo de sua própria honra. Porém, em Parashat Vayakhel, quem
está falando é Moshe, que logicamente colocou a honra de Hashem antes da de Am Israel,
pois para nós, obviamente essa é a ordem correta. Por isso, o shabat é mencionado
primeiro.
Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá.
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