quinta-feira, 2 de março de 2017

Trumá - Mishkan e Shabat ou Shabat e Mishkan?

Em geral, a ordem dos fatores na Torá sim altera os produtos. Afinal, nada é por acaso, e assim como as palavras estão metodicamente escritas, suas colocações também são importantes. Na Parashá dessa semana, Hashem ordena a Moshe que o povo construa o Mishkan, e a Torá explica como cada um de seus utensílios deveria ser produzido. Contraposta à construção do Mishkan, temos uma outra Mitsvá muito importante, que todos conhecem: o shabat. Um dos parâmetros para as leis do shabat é a construção do Mishkan, afinal, toda ação que era executada na construção do Mishkan, não é permitida no shabat.
Ao analisarmos a ordem na qual os assuntos do Mishkan e do shabat estão citados na Torá, veremos uma contradição. Primeiramente, temos o Mishkan, em nossa Parashá. Depois vem o mandamento do shabat, em Parashat Ki Tissá. Porém, em outro momento, a ordem está inversa. Em Parashat Vayakhel, quando Moshe profere um discurso a todo Am Israel, ele antes cita o shabat e depois o Mishkan. Por que essa diferença na ordem?
Diz o Kli Yakar, um dos mais famosos comentaristas do Tanach, que para entender o motivo dessa distinção, devemos analisar o que representam o Mishkan e o shabat. Primeiramente, o principal objetivo pelo qual cumprimos o shabat é para celebrar o dia de descanso de Hashem, após a criação do mundo; um dia sagrado e espiritual que testemunha a criação do mundo. Já o Mishkan representava o kavod do povo de Israel ao mostrar como este foi o povo escolhido, que possuía o mérito de receber a constante presença divina no mundo material. Sendo assim, dependendo do interlocutor na Torá, a prioridade é dada para cada um dos assuntos.

Quando a Torá, nas palavras de Hashem, nos apresenta o Mishkan e o shabat, esta coloca o santuário em primeiro lugar, pois, para D’us, o mais importante é o kavod de seu povo, antes mesmo de sua própria honra. Porém, em Parashat Vayakhel, quem está falando é Moshe, que logicamente colocou a honra de Hashem antes da de Am Israel, pois para nós, obviamente essa é a ordem correta. Por isso, o shabat é mencionado primeiro.

Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá. Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com. 
 Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário