segunda-feira, 6 de março de 2017

A Mitsvá de Mishloach Manot


A festa de Purim é conhecida por ser uma das datas mais felizes do calendário judaico. Alguns até a denominam de "carnaval judaico". Nessa data, no dia 14 do mês de Adar, comemoramos a salvação do povo judeu das mãos de Haman, o perverso ministro persa que tramou contra o nosso povo, tentando assassinar todos os judeus.

Uma das Mitsvot de Purim é o Mishloach Manot, que significa o envio de refeições. Para cumprir essa Mitsvá, basta apenas enviar dois alimentos distintos ou bebidas para uma pessoa, durante a festa de Purim. Fazemos isso para promover a proximidade entre as pessoas, e, através dessa boa ação, contradizer a acusação feita por Haman de que o povo judeu era segregado e desunido. Não há um limite de quantos Mishloach Manot enviar, e muitos costumam dar para seus amigos e familiares queridos. Quanto mais, melhor!

Algumas leis sobre o Mishloach Manot:

  • Deve-se enviar para no mínimo uma pessoa, dois tipos de alimentos ou bebidas distintos.
  • De preferencia, os alimentos devem estar prontos para serem consumidos. Evita-se, portanto, incluir ingredientes e alimentos crus.
  • Não há a necessidade dos alimentos possuirem duas Brachot diferentes.
  • Mulheres também precisam enviar Mishloach Manot, uma vez que elas foram parte do milagre de Purim. Assim também, costuma-se ensinar crianças maiores de seis anos a cumprir essa Mitsvá.
  • O Mishloach Manot deve ser entregue na data de Purim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário