quarta-feira, 1 de março de 2017

Resumo da Parashá - Trumá

 
1. Doações

A Parashá dessa semana começa relatando a ordem divina de recolher donativos de todo Bnei Israel para a construção do mishkan e a fabricação de todos os kelim (utensílios) que seriam utilizados nos serviços sacerdotais. Foram doados materiais como ouro, prata, cobre e pedras preciosas, em grandes quantidades.

2. Fabricação dos utensílios do Mishkan

Depois deste mandamento, a Torá define como deveriam ser os Keilim, suas medidas e peculiaridades. O primeiro utensílio citado é o Aron Habrit (arca) onde seriam guardadas as tábuas da lei, além dos pedaços das primeiras tábuas quebradas, e um Sefer Torá. O Aron era composto de três caixas, uma dentro da outra, sendo a do meio de madeira e as outras duas de ouro. A arca possuía uma cobertura, denominada “Kaporet”, que tinha dois anjos, cujas faces lembravam duas crianças, esculpidos frente a frente. O próximo utensílio é o Shulchan onde eram colocados os Lechem Hapanim, 12 pães com formatos especiais que eram divididos entre os Kohanim que estavam encerrando ou iniciando a sua semana de trabalho no Beith Hamikdash. Depois do Shulchan, a Torá descreve como deveria ser a Menorá, o candelabro com sete braços detalhados em ouro com desenhos de potes, flores e bolas.

Por fim, a Torá define como deveriam ser as bases e as coberturas do Mishkan e ainda descreve alguns outros utensílios como o Mizbeach (altar) de cobre, e a Parochet, cortina que dividia as áreas do Kodesh e do Kodesh Hakodashim (santo dos santos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário