quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dvarim - A data do discurso de Moshe e o que isso nos ensina

                               

A Parashá dessa semana dá inicio ao quinto e último livro da Torá, Dvarim, praticamente todo composto pelo discurso de Moshe antes de seu falecimento, advertindo-os por seus pecados cometidos no deserto, e aconselhando-os para o futuro. Já que esse livro repassa muito do que já está escrito anteriormente nos outros quatro livros da Torá, ele é também chamado de “Mishne Torá”, uma repetição da Torá.
A Torá, no inicio desse livro, descreve que Moshe proclamou o seu discurso após ter ganho as guerras contra Og e Sichon, dois reis muito fortes que se situavam nas proximidades da terra de Israel. Rashi no local explica que Moshe esperou propositalmente que o povo chegasse perto da terra santa e sentisse um pouco de seu “gostinho”, para depois adverti-los e lembra-los de seus pecados. Caso Moshe fizesse isso antes de se aproximar de Israel, o povo poderia pensar: “o que você quer conosco? Por que você está nos dizendo essas coisas?”
Segundo o Midrash, as conquistas das duas guerras mencionadas acima aconteceram no mês de Elul. Porém, Moshe apenas discursou ao povo no mês de Shvat, quase cinco meses depois. Por que então Moshe não falou logo após as guerras, esperando mais de quatro meses para faze-lo?
A resposta se encontra em um outro Rashi em Parashat Vaetchanan (que será lida na próxima semana). Rashi explica que Moshe pensou que após as duas grandes conquistas contra Og e Sichon, talvez a sua punição de não poder entrar na terra de Israel tivesse sido retirada. Ele havia chegado tão perto de Israel! Quiçá Hashem o houvesse perdoado. Sendo assim, Moshe resolveu esperar para advertir o povo pois ele queria faze-lo justamente próximo ao seu falecimento. E caso entrasse em Israel, o líder viveria por mais tempo, o que consequentemente postergaria a data de seu discurso. Apenas depois que Hashem, como descrito em Parashat Vaetchanan, negou o pedido de Moshe de entrar em Israel, eliminando qualquer possibilidade de isso acontecer, ele percebeu que a data de seu falecimento estava chegando, e convocou o povo para a sua fala.
Cada bom ato traz consigo méritos. Ações positivas são capazes de alterar o curso dos fatos deste mundo. Ao fazer o bem, uma pessoa, inintencionalmente pode estar contribuindo para que coisas boas aconteçam. Não cabe a nós julgar, e não devemos agir com a intenção de nos beneficiarmos. Porém, assim como Moshe, devemos ter em mente os efeitos que uma boa ação pode acarretar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário