quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Trumá - Sempre Junto À Torá

Na Parashá dessa semana encontramos a descrição da construção do Mishkan, assim como detalhes sobre os seus utensílios. A principio, esta passagem pode parecer meramente descritiva, um pouco seca. Porém, é interessante analisar a forma como a Torá descreve cada utensílio; as palavras usadas. Muito se pode aprender através de comparações, notando diferenças nas formulações dos Psukim ou nas características de cada utensílio.
Peguemos o Aron como exemplo. Os grandes utensílios do Mishkan possuiam cabos de ouro, denominados “Badim”, pelos quais eram carregados nos momentos em que o povo viajava pelo deserto. Com o Aron, não era diferente. Porém, um detalhe nos chama a atenção. Quando o povo estava “estacionado” em certa região e, portanto, realizando os serviços no Mishkan, esses cabos dos utensílios eram retirados, e voltavam a ser colocados na próxima viagem. Porém, com o Aron, isso não acontecia. Diz o Passuk: “os Badim do Aron estarão fixos nos anéis (de suporte), nunca serão retirados” (Shmot 25-15). Por que não era permitido retirar esses cabos do Aron?
A resposta para a nossa pergunta pode ser obtida em um comentário do Alshich (1508-1593, Tsfat), um grande comentarista da Torá. Ele explica que cada parte do Aron fazia uma referencia especifica a alguma coisa relacionada a Torá. A caixa do Aron representava a própria Torá e aqueles que a estudam, pois era lá que ficavam as tábuas da lei e um Sefer Torá. O Aron também possuía uma borda de ouro em sua tampa, em formato de coroinhas. Estas representam as coroas que colocamos na Torá, e o respeito que deve ser dado ao livro sagrado. E por ultimo, os “Badim”, que eram usados para carregar o Aron e a Torá. Estes representam as pessoas que “carregam” aqueles que estudam a Torá, ao proporcionar fundos e meios para que estes o façam da melhor maneira.
Justamente por isso os “Badim” nunca poderiam ser retirados dos anéis que os suportavam, e precisavam ser mantidos constantemente junto ao Aron. Aqueles que doam e mantém os estudantes ou professores de Torá, assim como instituições que promovem o seu estudo, sempre serão considerados parte integrante e imprescindível da mesma. É através de seus recursos que a Torá é carregada.
O estudo da Torá e o desenvolvimento do judaísmo só se tornam possíveis se existirem fundos que os viabilizem. Cada um dentro de suas possibilidades deve reservar uma parte de suas doações para instituições de estudo da Torá. E pode ter certeza que, assim como os “Badim”, os méritos do Talmud Torá sempre estarão ao seu lado.


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