quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tetsave - Agindo Minusciosamente


A Parashá dessa semana nos descreve todas as roupas que o Kohen Gadol e os Kohanim usavam durante o serviço no Mishkan. Quando o passuk introduz este assunto, diz o seguinte: “E você fará roupas sagradas para o seu irmão Aharon, e estas serão bonitas e respeitosas” (Shmot 28, 2). Por qual motivo o passuk precisa nos dizer que as roupas do Kohen deveriam ser bonitas e respeitosas? Isso não é óbvio?
A resposta se encontra na Gemará, tratado de Zevachim (88b). Diz a Gemará que assim como os korbanot perdoavam os pecados de Am Israel, as roupas do Kohen Gadol também o faziam. Cada roupa que o Kohen Gadol usava em seu serviço elevava suas ações e perdoava algum pecado especifico que o povo havia cometido. Quando o Kohen vestia as roupas, era como se as próprias pessoas do povo as estivessem vestindo. Portanto, as mesmas tinham que ser muito bonitas, estar em suas melhores condições. Sendo assim, o passuk especificamente nos diz esse detalhe, pois não era à toa, apenas por respeito, que elas deveriam ser belas. Havia um motivo extra, a responsabilidade dada ao Kohen Gadol para elevar o povo e perdoar os seus pecados.

Cada detalhe de uma mitsva é importante. Ainda que não saibamos o verdadeiro motivo pelo qual estamos seguindo tantas regrinhas, la em cima isso faz toda a diferença. Nada é à toa. É importante cumprir cada Mitsva da melhor maneira possível, para que, como consequência, cada um receba 100% dos méritos destinados à mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário