A taxa SELIC no Brasil está muito alta. A inflação em quase
10% ao ano. O dólar não para de subir e a bolsa não anda nada bem. Então qual
seria o melhor investimento para o seu dinheiro? CDB? LCI? LCA? Tesouro direto,
talvez? Há muitas opiniões distintas sobre o assunto. Porém além de tudo isso,
você tem a oportunidade de investir o seu dinheiro numa aplicação com o melhor
rendimento possível.
Quando um Yom Tov cai no shabat, e consequentemente devem
ser lidas 7 aliot na Torá, é acrescentado o trecho de “Asser Teasser”, que se
encontra justamente em nossa Parashá. A principio essas palavras parecem
redundantes, pois querem dizer a
mesma coisa: tire maaser, doe 10% dos seus
ganhos. A primeira palavra está conjugada no imperativo, e a segunda no futuro,
mas ambas possuem o mesmo significado.
Sobre isso, há uma famosa frase de nossos sábios: “Asser
bishvil shetitasher”, como se fosse um trava línguas, que significa “tire
maaser para que você fique rico”. A segunda palavra então não é
redundante. Ela está relacionada à mesma
raiz da palavra ashir, rico.
Essa explicação resolve o problema da redundância, porém
levanta duas questões: primeiro, por que não está escrito clara e diretamente
no passuk “asser shetitasher”? Por qual motivo há de se repetir uma palavra bem
parecida com a primeira, ao invés de se escrever a expressão usada na
explicação de chachamim? Além disso, existe um conceito que não há recompensas
materiais para o cumprimento das Mitsvot nesse mundo, apenas no Olam Habá. O
que então significa que quem der maaser ficará rico?
Está escrito no Pirkei Avot que a recompensa de uma Mitsva
é outra Mitsva. Quando cumprimos Mitsvot, Hashem nos recompensa fazendo-nos
cumprir mais Mitsvot ainda. E muitas vezes, precisamos dos meios e das
condições ideais para poder continuar observando os preceitos divinos. Isso
tudo está incluso no pacote.
Agora faz sentido! Ao prometer que se dermos maaser
ficaremos ricos, a Torá não está nos dando uma mera recompensa material, mas
sim as condições para podermos continuar cumprindo essa Mitsva mais vezes! Pois
quanto mais dinheiro temos, mais maaser damos. Por isso também a palavra “ficar
ricos” não está escrita claramente e ao invés disso é usada uma palavra quase
idêntica se referindo ao maaser, pois a riqueza não é o principal objetivo. Ela
serve apenas como um caminho para se dar novamente o dízimo.
Às vezes é difícil tirarmos 10% de um dinheiro que ganhamos
de presente, ou recebemos fruto de nosso trabalho. Porém temos uma garantia na
Torá de que isso não é a fundo perdido. É um investimento que possui o maior
rendimento possível. Pois garante que ganhemos muito mais no futuro. Mais do
que qualquer fundo de investimentos nos oferece.
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