A Parashá dessa semana inclui uma das várias passagens da
Torá referentes às festividades judaicas. Qual é a primeira festividade
relatada? Por incrível que pareça, não é um dos Yamim Tovim, e sim o Shabat,
que temos semanalmente. A pergunta que muitos comentaristas se desdobram para
tentar responder é clara: por que começar o relato das festas justamente
citando o Shabat?
Comecemos então com a resposta daquele que já possui
carteirinha VIP em nossos Divrei Torá. Rashi no local explica que a Torá veio
comparar a importância do Shabat e das festividades, mostrar que aquele que
cumpre os dias de Yom Tov é como se cumprisse o Shabat, e aquele que descumpre
o Yom Tov, é tão grave como se descumprisse o Shabat. O Ramban oferece uma
outra explicação. Ele diz que a Torá, ao trazer o Shabat antes das festas, veio
justamente contrasta-los, mostrar que não são exatamente iguais. Enquanto no
Shabat não se pode fazer nenhum dos trabalhos que eram feitos no Mishkan, em
Yom Tov é permitido executar tarefas que estão relacionadas à preparação de
alimentos. Devido à esse contraste, a Torá citou o Shabat antes das
festividades.
Porém, podemos oferecer uma terceira explicação, baseada em
uma outra pergunta similar à nossa. Logo após o trecho das festas, a Torá fala
de duas Mitsvot que eram feitas no Mishkan: a preparação do acendimento da
Menorá ao pegar o óleo e colocar as velas, e o lechem hapanim, os 12 pães que
ficavam no Mishkan, de uma sexta feira a outra. Qual a relação entre as festas
e esses dois acontecimentos?
A resposta para a nossa pergunta inicial e para essa
segunda pergunta é na verdade uma mensagem muito importante que a Torá está
querendo nos passar. Os psukim estão propositalmente ordenados dessa maneira.
Em nosso cotidiano, geralmente ficamos muito empolgados com
situações diferentes, que saem do nosso dia a dia. Um aniversario, um
casamento, formatura, um jogo especial da libertadores. As pessoas se sentem
empolgadas pelo poder do momento. O mesmo ocorre com as festividades judaicas.
Afinal, os Yamim Tovim só acontecem de vez em quando, e sempre existe uma
Mitsvá especial relacionada à festa. Por isso, todos se preparam bastante, as
crianças fazem atividades especiais na escola, refeições especiais são
preparadas, todos se elevam não apenas materialmente, mas também, e
principalmente, espiritualmente. É um outro sentimento, uma outra áurea. Porém,
depois que o Yom Tov acaba, cada um volta para sua rotina, para o trabalho, sem
continuar com aquela sensação que estava sentindo no dia anterior.
Por isso a Torá inicia o trecho dos chaguim justamente
citando o Shabat. Para nos ensinar que a espiritualidade, esse sentimento de
elevação não precisa estar limitado apenas a eventos esporádicos. Existe um dia
kadosh em toda semana, que é o Shabat. Inclusive, pela lei, o Shabat possui até
mais kedusha que o Yom Tov, por isso é chamado Shabat Shabaton. Cada semana do
ano possui um dia especial do qual se deve pegar inspiração. Só depende de
estarmos conscientes e abertos para isso.
Contudo, não paramos aqui. A Torá vai mais adiante. Após
falar sobre as festas, a Torá nos traz o acendimento da Menorá e o Lechem
Hapanim. O que há em comum e de especial nesses dois? O fato de a Torá escrever
sobre ambos a seguinte frase: “perante Hashem sempre”. Essas duas Mitsvot ocorriam todos os dias, sem nenhuma
exceção. A Menorá deveria ser acesa diariamente assim como os pães deveriam
estar presentes nas bandejas. Dia sim dia sim. Isso vem nos ensinar que temos
de viver com santidade e inspiração não apenas algumas vezes ao ano nos Yamim
Tovim, nem somente uma vez por semana no
Shabat, mas sim todos os dias.
Temos de nos lembrar quem somos, a que povo pertencemos,
para incorporarmos os valores de nossos antepassados em cada dia de nosso
cotidiano. Sem exceção. Não podemos abdicar da espiritualidade durante os dias
da semana. Apesar de estarmos na correria, no trabalho, resolvendo os
problemas, devemos buscar fontes de inspiração para nos elevarmos espiritualmente.
Ir à sinagoga para uma reza, frequentar uma aula de alguém com quem você
simpatize, praticar um ato de bondade, cada um da maneira que se sente
confortável. Que essa mensagem possa ser incorporada, tornando nossos dias
muito mais prazerosos.
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