sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bamidbar - Analisando A Contagem

A Parashá dessa semana é praticamente composta por contagens. No início da Parashá, Hashem ordenou Moshe a contar o povo. Há, porém, dois fatos interessantes. Primeiramente, a tribo de Levi não foi contada junto com o resto do povo. Eles foram contados só mais para o final da Parashá, enquanto as outras tribos foram já no começo. Além disso, o numero de integrantes de Levi é bem menor se comparado com as outras tribos de Am Israel. Por que essas duas diferenças? Principalmente a diferença de tamanho é bem estranha, uma vez que todas as tribos se originaram dos filhos de Yaakov, das 70 pessoas que desceram com Yaakov ao Egito quando ele se mudou para lá.
Explica o Ramban que o motivo da tribo de Levi ser bem menor que as outras se dá pelo fato deles não terem sido escravizados no Egito junto com o resto do povo. Como está escrito em Parashat Shemot, Hashem compensou o fato de que o povo estava sofrendo muito a escravidão ao milagrosamente fazer as mulheres darem a luz a quíntuplos. Quanto mais os egípcios os faziam sofrer, com a intenção de extinguir o povo, mais eles cresciam. E como a tribo de Levi não foi escravizada, esse crescimento maior que o padrão não ocorreu com eles. Esse é o primeiro motivo pelo qual essa tribo possuía muito menos pessoas do que as outras.
Por esse motivo também podemos entender o porque da tribo de Levi não ter sido contada junto com as outras. Uma das razoes para a contagem do povo foi para relevar o milagre de Hashem, que fez o povo judeu crescer exponencialmente de 70 almas que desceram ao Egito com Yaakov, para 600 mil pessoas, sem contar as mulheres e as crianças, em um período histórico nem tão grande. E como a tribo de Levi não participou desse milagre, uma vez que eles cresceram em uma projeção normal, eles foram contados separados.
O Kli Yakar da outra explicação para o pequeno numero de integrantes da tribo de Levi. Ele recorda o que ocorreu com Amram, um dos patriarcas dessa tribo, no Egito. Ao ver que o Faraó havia emitido um decreto para jogar as crianças no rio, Amram decidiu se separar de sua esposa, para não ter mais filhos e não dar a chance de ter mais crianças sendo vitimas desse decreto do Faraó. Ao verem isso, muitas outras pessoas da tribo dele o seguiram e fizeram o mesmo. Após um tempo, Miriam, sua filha, disse que ele não estava agindo da maneira correta. O decreto do Faraó era contra os meninos e Amram ao se separar não estava dando a chance de nascerem nem mesmo meninas. Apenas então Amram casou-se novamente, e assim fizeram os outros integrantes de sua tribo. Por ficar um bom tempo sem ter filhos, a tribo de Levi tinha menos pessoas do que as outras.

Tudo na Torá tem um porque. Se há uma pergunta, existe uma resposta. É só procurar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário