A Parashá dessa semana é praticamente composta por
contagens. No início da Parashá, Hashem ordenou Moshe a contar o povo. Há,
porém, dois fatos interessantes. Primeiramente, a tribo de Levi não foi contada
junto com o resto do povo. Eles foram contados só mais para o final da Parashá,
enquanto as outras tribos foram já no começo. Além disso, o numero de
integrantes de Levi é bem menor se comparado com as outras tribos de Am Israel.
Por que essas duas diferenças? Principalmente a diferença de tamanho é bem estranha,
uma vez que todas as tribos se originaram dos filhos de Yaakov, das 70 pessoas
que desceram com Yaakov ao Egito quando ele se mudou para lá.
Explica o Ramban que o motivo da tribo de Levi ser bem
menor que as outras se dá pelo fato deles não terem sido escravizados no Egito
junto com o resto do povo. Como está escrito em Parashat Shemot, Hashem
compensou o fato de que o povo estava sofrendo muito a escravidão ao
milagrosamente fazer as mulheres darem a luz a quíntuplos. Quanto mais os
egípcios os faziam sofrer, com a intenção de extinguir o povo, mais eles
cresciam. E como a tribo de Levi não foi escravizada, esse crescimento maior
que o padrão não ocorreu com eles. Esse é o primeiro motivo pelo qual essa
tribo possuía muito menos pessoas do que as outras.
Por esse motivo também podemos entender o porque da tribo
de Levi não ter sido contada junto com as outras. Uma das razoes para a
contagem do povo foi para relevar o milagre de Hashem, que fez o povo judeu
crescer exponencialmente de 70 almas que desceram ao Egito com Yaakov, para 600
mil pessoas, sem contar as mulheres e as crianças, em um período histórico nem
tão grande. E como a tribo de Levi não participou desse milagre, uma vez que
eles cresceram em uma projeção normal, eles foram contados separados.
O Kli Yakar da outra explicação para o pequeno numero de
integrantes da tribo de Levi. Ele recorda o que ocorreu com Amram, um dos
patriarcas dessa tribo, no Egito. Ao ver que o Faraó havia emitido um decreto
para jogar as crianças no rio, Amram decidiu se separar de sua esposa, para não
ter mais filhos e não dar a chance de ter mais crianças sendo vitimas desse
decreto do Faraó. Ao verem isso, muitas outras pessoas da tribo dele o seguiram
e fizeram o mesmo. Após um tempo, Miriam, sua filha, disse que ele não estava
agindo da maneira correta. O decreto do Faraó era contra os meninos e Amram ao
se separar não estava dando a chance de nascerem nem mesmo meninas. Apenas
então Amram casou-se novamente, e assim fizeram os outros integrantes de sua
tribo. Por ficar um bom tempo sem ter filhos, a tribo de Levi tinha menos
pessoas do que as outras.
Tudo na Torá tem um porque. Se há uma pergunta, existe uma
resposta. É só procurar!
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