No inicio dessa Parashá temos a doação do meio shekel. Rashi
explica que na verdade havia três tipos de doação, e essa citada na nossa
Parashá era uma delas. Isso pode ser observado pelo fato da palavra “trumá”,
que significa doação, estar escrita três vezes. Esses eram os três tipos de
doação:
1) Para os sacrifícios públicos, que deveria ser exatamente
meio shekel por pessoa.
2) Para os “Adanim”, as bases das estacas do Mishkan (as estacas
ficavam apoiadas em bases de prata), que também era meio shekel por pessoa.
3) Para a construção de todas as outras coisas do Mishkan,
que não tinha um limite, cada um dava quanto quiser.
Vamos analisar cada uma dessas doações, e seus devidos
valores. Faz sentido a doação para os sacrifícios ser justamente meio shekel
por pessoa, pois cada oferenda representava todas as pessoas do povo, então
todos deveriam contribuir igualmente para o animal sacrificado. A doação para o
resto do Mishkan
também podemos entender que era ilimitada, cada um doava quanto podia, para
poder ser arrecadada toda a quantia necessária para a construção. A pergunta
que existe é sobre a doação para as bases das estacas. Por que precisava ser
uma doação separada ao invés de estar inclusa na doação de todas as outras
partes do Mishkan, e por que deveria ser justo meio shekel, limitando assim
quanto cada pessoa poderia doar?
O Kli Yakar (1550-1619, Praga), explica que o motivo se
encontra exatamente na função desses Adanim. Como dissemos, eles eram as bases
do Mishkan,
os objetos que davam sustentação pra toda estrutura. Por isso, cada pessoa
deveria doar igualmente o material que lhes construiria. Hashem queria passar
para o povo uma mensagem muito importante, uma das bases do judaísmo: uma
pessoa deve ser humilde e entender que ele é parte de um todo. Por esse motivo,
cada um não tinha um direito de escolha sobre quanto doaria para essas bases. Fica
clara também a razão pela qual a doação dos Adanim era uma coisa separada,
justamente para nos transmitir essa mensagem.
Todos são importantes para o funcionamento do povo, se você
é bom em certo campo, é por que você é importante para desempenhar essa função,
porém saiba que as outras pessoas possuem qualidades e dons para outras coisas. Cada um é uma peça de um quebra cabeça, e todas as peças são necessárias para podermos dizer que um quebra cabeça está completo. Temos de entender que Hashem presenteia cada um com suas devidas capacitações, e
por isso temos de agir sempre com humildade. Como disse o poeta Indiano Rabindranath
Tagore: “quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da
grandeza”.
Observação: essa é a primeira Parashá que já possuía um Dvar Torá em nosso site, do ano passado. Quem quiser dar uma lida, é só ir em "Ki Tissá" nos marcadores localizados no lado direito da página (para quem está no site do computador).
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