quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Itro - Materialismo: Aprecie Com Moderação

Sempre que lemos Parashat Itro, focamos no magnifico acontecimento da entrega da Torá. Muito há para se falar sobre isso. Porém, sempre há espaço para aprendermos coisas novas, de todos os trechos da parashá. No inicio dessa porção, Itro encontrou o povo judeu no deserto, e foi recebido por seus lideres, Aharon e Moshe. Ao ouvir tudo o que tinha acontecido com o povo, todos os milagres e maravilhas que Hashem havia feito, Itro resolveu integrar Am Israel. Então, como uma forma de expressar sua gentileza, ele trouxe duas oferendas para Hashem. Essas oferendas não foram apenas um exemplo de sua boa vontade, mas também traziam uma mensagem.
Cada uma das oferendas era de um tipo diferente. Uma era chamada de “Olá”, e outra “Shlamim”. Na verdade, estes eram os nomes de dois dos korbanot que eram trazidos no Beit Hamikdash. O primeiro, era completamente queimado no altar, cem por cento oferecido à Hashem. O segundo, porém, era dividido em duas partes. A primeira era queimada e a segunda era dada aos Kohanim, que a comiam. Por que Itro fez questão de trazer especificamente estes dois tipos de sacrifícios? Não seria suficiente trazer um animal?
A resposta se encontra exatamente na característica de cada korban, como citamos acima. Ao passar a fazer parte do povo judeu, Itro quis expressar um ponto no qual estes se distinguem completamente das outras culturas, ao comparar os dois tipos de sacrifícios. Para os outros povos, para se ter uma vida com santidade, é preciso se abster completamente do materialismo desse mundo. Não se pode ter nenhum prazer mundano, pois isso é antagônico à santidade. Como um exemplo, temos os padres, que como sabemos possuem muitas privações materiais, e vemos que o resultado disso muitas vezes não é dos melhores. Esse lado, Itro representou pelo “Korban Olá”, que é completamente queimado no altar, metaforizando o fato de toda a vida do ser humano ser dedicada à D’us.
O judaísmo, por outro lado, não enxerga o conceito de santidade dessa maneira. Não devemos, nem podemos, nos privar completamente dos prazeres desse mundo. Como está escrito no Tanya, Hashem nos colocou neste mundo justamente para lidarmos com o materialismo que aqui se encontra, e o elevarmos para a santidade. Peguemos o shabat como exemplo. É uma Mitsva comermos e bebermos neste dia, sentirmos prazer em descansar no sétimo dia da semana. Isso que representou o “korban Shlamim” trazido por Itro, que com sua parte dada ao Kohen nos mostra como devemos utilizar positivamente os bens materiais desse mundo. 

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