quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mensagem da Parashá - Pekudei

Mensagem da Parashá - Pekudei

Finalmente, na Parashá dessa semana, o Mishkan acabou de ser construído, e foi erguido por Moshe. Diz o Midrash que o Mishkan milagrosamente demorou apenas 3 meses para ficar pronto. Iniciado no mês de Tishrei, no mês de Tevet já estava concluído. Porém, sua inauguração só ocorreu no mês de Nissan. Continua dizendo o Midrash que Hashem fez isso propositalmente, uma vez que Nissan é um mês mais propício para a inauguração do Mishkan, devido ao nascimento de Itschak ter ocorrido nesse mês. A pergunta que existe sobre esse Midrash é clara: por qual motivo Hashem teve que fazer um milagre para o Mishkan ser construído em apenas três meses, se este ficou em standby por dois meses, esperando chegar o mês de Nissan? Por que não deixar o Mishkan ser construído em um passo normal?
O livro Beer Yossef explica que a resposta para a nossa pergunta está relacionada ao objetivo da construção do Mishkan. Todos sabemos que o este foi construído como uma kapará (expiação) para o pecado do bezerro de ouro. Ao cometer este grave pecado, o povo Judeu desceu à um nível espiritual baixo, e o Mishkan, através da santidade que neste pairava, veio, entre outros motivos, para elevar o povo espiritualmente. Um dos principais erros que ocorreram com pecado do bezerro de ouro, a causa para o ocorrido, foi a impaciência. Ao ver que Moshe estava demorando mais algumas horas do que o esperado (mesmo que por sua contagem errada), o povo logo se reuniu com Aharon, pedindo um novo intermediário entre eles e Hashem: o bezerro de ouro. Imaginem que se o povo tivesse um pouquinho mais de paciência e esperasse mais um pouco, Moshe desceria do Har Sinai, e  o pecado não ocorreria!
Aludindo à esse erro, Hashem, propositalmente, fez um milagre para o Mishkan ser construído rapidamente, justamente para o povo ficar aguardando até sua inauguração. Essa era uma forma de controlar a ânsia das pessoas, que causou o tão temido pecado.
No mundo em que vivemos, paciência é uma virtude geralmente esquecida. As pessoas querem rapidez, se acostumaram com o imediatismo. Uma espera de mais de cinco segundos para carregar uma pagina de internet já gera um certo transtorno. O tempo em que se aguarda o elevador, é constantemente utilizado para se checar o celular. As pessoas, cada vez menos, possuem paciência no dia-a-dia. Podemos perceber isso em nomes de vários livros que são lançados na atualidade: “Aprenda inglês em um mês!”, “O segredo para enriquecer em uma semana!”, entre outros.
Tomados pela impaciência, perdemos a apreciação ao processo de crescimento. Muitos fatores em nossas vidas envolvem um longo processo, tomam tempo. Um relacionamento requer tempo para ser construído, um sábio necessita de tempo para enriquecer sua sabedoria. Quando encontramos dificuldades, não devemos desistir no primeiro instante. Precisamos incorporar a lição que o Mishkan no ensina, tendo persistência em nossos desafios. Essa é a mensagem do Mishkan: não acelere, tenha paciência, que os resultados virão no momento certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário