quinta-feira, 6 de março de 2014

Dvar Torá - Parashat Vaikrá

O Motivo dos Korbanot

Após encerrarmos o livro de Shemot com a finalização da construção do Mishkan, iniciamos o livro de Vaykrá. Nele, nos são ensinadas todas as leis sobre os korbanot, sacrifícios que eram feitos no Mishkan, e no Beit Hamikdash. Sobre o motivo dos korbanot, existe uma discussão famosa entre o Rambam (Maimonides) e o Ramban (Nachmanides).
            O Rambam, em seu livro filosófico More Nevuchim, explica que Hashem criou o conceito dos sacrifícios para tirar a idolatria dos homens. Na época em que os korbanot eram oferecidos no Mishkan e no Beit Hamikdash, era normal a pratica da idolatria no mundo. Muitos serviam outros deuses e lhes ofereciam sacrifícios. Mesmo não seguindo essa pratica, o conceito era tão normal para até mesmo os judeus, que Hashem viu que era melhor também incumbir os sacrifícios no dia a dia judaico. Se não, seria muito estranho para os homens fazerem parte de uma religião que não requer sacríficos. É como se hoje em dia houvesse uma religião que não reza para Deus. Muito incomum. Ou seja, para o Rambam, Hashem só instruiu a pratica dos korbanot, uma vez que eles eram comuns no dia a dia das pessoas.
            Na Parashá Behaalotcha, logo depois que o povo fugiu do Egito, está escrito na Torá que Hashem não lhes guiou no caminho onde se encontravam os Filisteus, uma vez que se o povo entrasse em uma guerra naquele momento, iria desistir, retornar ao Egito, e voltar a ser escravo novamente. Isso porque, após tantos anos de escravidão, o povo não estava acostumado a agir como pessoas livres. Hashem então, tomou uma decisão pensando em como o povo estranharia a guerra. Da mesma forma, segundo o Rambam, os korbanot são uma forma de o povo não estranhar a falta de sacrifícios como parte da religião.
            Já o Ramban diz bem diferente. Primeiramente ele pergunta para o Rambam baseado no fato que Hevel, filho de Adam, e Noach, também fizeram sacrifícios para Hashem. Na época deles nem existia idolatria, e, mesmo assim, eles trouxeram korbanot, e Hashem os aceitou! Vemos então que o conceito de um sacrifício não está ligado à idolatria. Então o Ramban explica que o korban veio para expiar o povo. Quando uma pessoa peca, ela deve trazer certos animais para serem sacrificados. E, assim como fazemos antes de Yom Kipur com o galo, a pessoa que trouxe o animal deve ter em mente que este está sendo sacrificado para expiar seus pecados.
            Dizem nossos sábios que além desses motivos que explicamos, existe também um motivo cabalístico para os korbanot. Alguma energia especial, espiritual, que, através do trabalho dos Kohanim, mexem com esse mundo.
Atualmente, infelizmente, o Beit Hamikdash está destruído, e portanto não executamos as oferendas na prática. Estas são substituídas por textos em nossas rezas, citações da Torá. Temos de ter em mente quando rezamos, que não estamos apenas fazendo pedidos para Hashem e o louvando, mas também pedindo perdão para os nossos pecados. Que possamos voltar a levar muitos korbanot para o Beit Hamikdash, se D’us quiser, com a vinda de Mashiach.


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