O Motivo dos Korbanot
Após encerrarmos o livro de Shemot com a finalização da construção do Mishkan, iniciamos o livro de Vaykrá. Nele, nos são
ensinadas todas as leis sobre os korbanot, sacrifícios que eram feitos no Mishkan, e no Beit Hamikdash. Sobre o motivo dos korbanot,
existe uma discussão famosa entre o Rambam
(Maimonides) e o Ramban
(Nachmanides).
O Rambam, em seu
livro filosófico More Nevuchim, explica que Hashem criou o conceito dos
sacrifícios para tirar a idolatria dos homens. Na época em que os korbanot eram
oferecidos no Mishkan e no Beit
Hamikdash, era normal a pratica da idolatria no mundo. Muitos serviam outros
deuses e lhes ofereciam sacrifícios. Mesmo não seguindo essa pratica, o
conceito era tão normal para até mesmo os judeus, que Hashem viu que era melhor
também incumbir os sacrifícios no dia a dia judaico. Se não, seria muito
estranho para os homens fazerem parte de uma religião que não requer sacríficos.
É como se hoje em dia houvesse uma religião que não reza para Deus. Muito
incomum. Ou seja, para o Rambam, Hashem só
instruiu a pratica dos korbanot, uma vez que eles eram comuns no dia a dia das
pessoas.

Já o Ramban diz bem
diferente. Primeiramente ele pergunta para o Rambam baseado no
fato que Hevel, filho de Adam, e Noach, também fizeram sacrifícios para Hashem.
Na época deles nem existia idolatria, e, mesmo assim, eles trouxeram korbanot,
e Hashem os aceitou! Vemos então que o conceito de um sacrifício não está
ligado à idolatria. Então o Ramban explica
que o korban veio para
expiar o povo. Quando uma pessoa peca, ela deve trazer certos animais para
serem sacrificados. E, assim como fazemos antes de Yom Kipur com o galo, a
pessoa que trouxe o animal deve ter em mente que este está sendo sacrificado
para expiar seus pecados.
Dizem nossos sábios que além desses
motivos que explicamos, existe também um motivo cabalístico para os korbanot. Alguma
energia especial, espiritual, que, através do trabalho dos Kohanim, mexem com
esse mundo.
Atualmente, infelizmente, o Beit Hamikdash está destruído, e portanto
não executamos as oferendas na prática. Estas são substituídas por textos em
nossas rezas, citações da Torá.
Temos de ter em mente quando rezamos, que não estamos apenas fazendo pedidos
para Hashem e o louvando, mas também pedindo perdão para os nossos pecados. Que
possamos voltar a levar muitos korbanot para o Beit Hamikdash, se D’us quiser,
com a vinda de Mashiach.
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