quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Itro - A linguagem no singular dos 10 mandamentos, e o que aprendemos disso


Na Parashá dessa semana temos os 10 mandamentos, a base dos preceitos judaicos, entregues à Am Israel diretamente por Hashem, quando o povo se encontrava no mais alto nível espiritual. O primeiro destes mandamentos é “Anochi Hashem Elokecha”, Eu sou Hashem, o seu D’us (Itro 20,2). Hashem estava falando para todo o povo judeu, mais de 1 milhão de pessoas (apenas os homens consistiam em mais de 600 mil). Sendo assim, precisamos explicar o fato dos dez mandamentos terem sido ditos no singular. Afinal, não seria mais correto algo como “Eu sou Hashem, o D’us de vocês”?
Há várias explicações para essa pergunta. Uma das respostas mais famosas diz que Hashem estava falando especificamente para cada um e um de Am Israel, se direcionando diretamente ao coração de cada integrante. Rashi, porém, traz uma outra explicação. Diz Rashi que Hashem deliberadamente usou uma linguagem no singular para poder dar uma brecha para que Moshe, no momento do bezerro de ouro, argumentasse a favor do povo judeu. Quando o povo cometesse o pecado da idolatria, Moshe poderia dizer em defesa de seus pupilos que o mandamento de que Hashem é o D’us e não existe nenhum outro foi dito no singular, ou seja, apenas para ele e não para o resto do povo. O povo, então, não poderia ser culpado. Como, porém, Moshe poderia falar uma coisa dessas? Será que ele “brincaria” com Hashem? Se as palavras no singular foram ditas a todo o povo, como Moshe poderia oferecer tal argumento? E se estas foram dirigidas apenas para Moshe, isso quer dizer que os 10 mandamentos não foram ditos a Am Israel?
Explica o Chidushei Harim (primeiro Rebe da Chassidut Ger, 1798-1866, Polônia) que há uma diferença fundamental entre o status do povo de Israel quando este recebeu os 10 mandamentos e quando cometeu o pecado do bezerro de ouro. E essa diferenciação possibilitaria a Moshe utilizar com muita propriedade o argumento citado acima. No momento da entrega da Torá, Am Israel se encontrava completamente unido, como se fosse um só ser, com apenas um coração. E todos estavam fortemente conectados com o líder Moshe. Sendo assim, o povo e Moshe podiam ser vistos como uma só unidade. Portanto, os 10 mandamentos foram proferidos no singular, ditos diretamente para Moshe, mas incluindo Am Israel inteiro por tabela. Porque Moshe era o povo e o povo era Moshe. Porém, no momento do bezerro de ouro, ao descer ao último nível espiritual, o povo se separou de Moshe (acharam que ele havia morrido), cortando aquela forte ligação que havia entre as partes. Portando, Moshe poderia alegar que os mandamentos foram apenas para ele e não a Bnei Israel, uma vez que estes não estavam mais conectados.

É muito importante manter o contato com o líder de sua comunidade. Não apenas para aprender e tirar as duvidas acerca da prática dos preceitos judaicos. Um líder espiritual transmite, como que por osmose, uma força que te eleva à um nível que você dificilmente seria capaz de alcançar.


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