Na Parashá dessa semana temos os 10 mandamentos, a base dos preceitos judaicos, entregues à Am Israel diretamente por Hashem, quando o povo se encontrava no mais alto nível espiritual. O primeiro destes mandamentos é “Anochi Hashem Elokecha”, Eu sou Hashem, o seu D’us (Itro 20,2). Hashem estava falando para todo o povo judeu, mais de 1 milhão de pessoas (apenas os homens consistiam em mais de 600 mil). Sendo assim, precisamos explicar o fato dos dez mandamentos terem sido ditos no singular. Afinal, não seria mais correto algo como “Eu sou Hashem, o D’us de vocês”?
Há várias explicações para
essa pergunta. Uma das respostas mais famosas diz que Hashem estava falando
especificamente para cada um e um de Am Israel, se direcionando diretamente ao coração
de cada integrante. Rashi, porém, traz uma outra explicação. Diz Rashi que
Hashem deliberadamente usou uma linguagem no singular para poder dar uma brecha
para que Moshe, no momento do bezerro de ouro, argumentasse a favor do povo
judeu. Quando o povo cometesse o pecado da idolatria, Moshe poderia dizer em
defesa de seus pupilos que o mandamento de que Hashem é o D’us e não existe
nenhum outro foi dito no singular, ou seja, apenas para ele e não para o resto
do povo. O povo, então, não poderia ser culpado. Como, porém, Moshe poderia
falar uma coisa dessas? Será que ele “brincaria” com Hashem? Se as palavras no
singular foram ditas a todo o povo, como Moshe poderia oferecer tal argumento?
E se estas foram dirigidas apenas para Moshe, isso quer dizer que os 10
mandamentos não foram ditos a Am Israel?
Explica o Chidushei Harim
(primeiro Rebe da Chassidut Ger, 1798-1866, Polônia) que há uma diferença fundamental
entre o status do povo de Israel quando este recebeu os 10 mandamentos e quando
cometeu o pecado do bezerro de ouro. E essa diferenciação possibilitaria a
Moshe utilizar com muita propriedade o argumento citado acima. No momento da
entrega da Torá, Am Israel se encontrava completamente unido, como se fosse um
só ser, com apenas um coração. E todos estavam fortemente conectados com o líder
Moshe. Sendo assim, o povo e Moshe podiam ser vistos como uma só unidade.
Portanto, os 10 mandamentos foram proferidos no singular, ditos diretamente
para Moshe, mas incluindo Am Israel inteiro por tabela. Porque Moshe era o povo
e o povo era Moshe. Porém, no momento do bezerro de ouro, ao descer ao último
nível espiritual, o povo se separou de Moshe (acharam que ele havia morrido),
cortando aquela forte ligação que havia entre as partes. Portando, Moshe poderia
alegar que os mandamentos foram apenas para ele e não a Bnei Israel, uma vez
que estes não estavam mais conectados.
É muito importante manter
o contato com o líder de sua comunidade. Não apenas para aprender e tirar as
duvidas acerca da prática dos preceitos judaicos. Um líder espiritual
transmite, como que por osmose, uma força que te eleva à um nível que você dificilmente
seria capaz de alcançar.
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