“Ah,
mas se eu soubesse que isso aconteceria. Se eu conseguisse prever o futuro, eu
teria agido diferente”. Alguma vez esse pensamento já passou pela sua cabeça?
Pela de Reuven, filho mais velho de Yaakov, já.
Na
Parashá dessa semana temos a história da venda de Yossef aos egípcios,
realizada por seus próprios irmãos. Voltemos um pouco na história. Yossef
estava a sós com seus irmãos, estes queriam mata-lo. Reuven, ao ouvir isso,
sugeriu aos irmãos que o colocassem no poço, a fim de salva-lo depois: “E disse
Reuven a eles, ‘não derramem sangue, coloquem ele nesse poço no deserto, mas
não toquem nele’” (Vayeshev 37,22). Reuven achou que fingir estar tramando
contra Yossef seria uma tática melhor para salva-lo do que confrontar seus irmãos
diretamente.
Porém,
as coisas não saíram como o esperado. Yossef foi colocado no poço, Reuven teve
que dar uma saída, e, quando voltou, descobriu que Yossef havia sido vendido. O
fim da história, todos conhecem: Yossef chegou ao Egito como escravo, cresceu
gradativamente, virou vice-rei, trouxe sua família para o Egito, onde o povo
judeu acabou sendo escravizado.
Diz
o Midrash: caso Reuven soubesse que a Torá diria sobre ele as palavras “e
Reuven o salvou (Yossef) de seus irmãos”, ele teria na hora carregado o irmão
menor em seus ombros de volta para casa. O que esse Midrash quer dizer?
Explica
o Rabino Lorde Jonathan Sacks que o Midrash está trazendo uma lamentação de
Reuven. Pena que ele não sabia o que ocorreria no futuro. Caso soubesse qual
seria o desenrolar da história, que Yossef não estava naquela hora totalmente a
salvo, Reuven teria agido diferente, levando Yossef para casa naquela hora. Porém,
no final das contas, a salvação relatada pelo passuk foi apenas da morte, mas
não das consequências que citamos acima.
O
que teria acontecido se Reuven tivesse realmente protegido e salvo Yossef? Ele
não seria vendido, não iria ao Egito, não se tornaria vice-rei e Yaakov e seus
filhos não desceriam para aquela terra promíscua. Mas será que o povo judeu não
seria mais escravizado? A resposta é não. Hashem já havia avisado Avraham, no
pacto de Brit Habetarim, que Am Israel seria escravo numa terra estranha. A
escravidão, então, era inevitável. Porém, o que sim poderia ser evitado é a
origem dos fatos que originaram a escravidão do povo judeu: um episódio vergonhoso
para a história do povo judeu, causado por uma briga familiar. E por isso
Reuven se arrependeu tanto de não ter salvo Yossef completamente.
Infelizmente,
não podemos alterar o que já foi feito, assim como não temos como saber exatamente
quais serão as consequências de nossos atos. Porém, melhorar os nossos atos
daqui para frente está sim em nossas mãos. O arrependimento de Reuven deve
servir para que pensemos mais antes de agir, calculando com uma maior
meticulosidade os frutos que podem ser plantados por nossas ações.
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