Avraham
passou por vários testes em sua vida. Os comentaristas da Torá, inclusive,
discutem sobre quantas vezes Avraham foi testado e quais foram elas. Um
episódio, porém, que todos concordam ter sido um grande teste, foi a Akedat
Itschak, quando Hashem ordenou a Avraham que sacrificasse o seu filho, e no último
minuto lhe disse para abortar.
Logo
em seguida, D’us fez uma promessa para Avraham, lhe prometendo muitas coisas
boas: “Eu prometo, disse Hashem, que porque você fez isso...te abençoarei e
multiplicarei suas gerações como as estrelas do céu...” (Vayerá 22,16). É
estranho o uso da linguagem de promessa nessa passagem. Geralmente, quando a
Torá abençoa alguém, Hashem não precisa prometer. Explica o Talmud Yerushalmi
sobre isso, que essa promessa não está relacionada às bênçãos que Avraham
recebeu, mas sim a um outro assunto. Segundo o Yerushalmi, após quase
sacrificar o seu filho, Avraham pediu a Hashem para que aquele teste fosse o
último que ele presenciaria em sua vida. D’us concordou com seu pedido, porém isso
não foi o suficiente e Avraham pediu para que Ele prometesse. Então, Hashem
prometeu. Por isso o nosso passuk diz primeiramente “Eu prometo”, e depois são trazidas
todas as brachot.
O
problema dessa explicação surge quando avançamos um pouco nos psukim da Torá. Logo
após Avraham voltar do monte onde quase havia sacrificado Itschak, Sara falece.
Além do sofrimento com a perda da esposa, Avraham teve que lidar com seu
enterro, que envolveu a complicada e cara compra de Mearat Hamachpela. Esse
episódio, com certeza, foi um grande teste para Avraham. Como podemos explicar,
então, mais um teste, logo após Hashem ter prometido que não lhe testaria mais?
Explica
o Rav Pinkus que existem dois tipos de testes pelos quais passa uma pessoa. O
primeiro é aquele que Hashem coloca no dia a dia de cada um, a fim de fazer a
pessoa alcançar o seu verdadeiro potencial. O segundo, porém, é enviado pelo
Satan, o anjo mal. E ele ocorre justamente após a pessoa realizar boas ações e mitsvot,
uma vez que o seu objetivo é testar a pessoa para ver se haverá um “arrependimento”
de ter feito aquela mitsva ou boa ação, uma vez que foi seguida por um problema.
Por exemplo, um empresário oferece uma grande quantia para a Tsedaka, e logo
depois vê suas ações caírem drasticamente na bolsa. Será que ele dirá: “estou
arrependido de ter doado aquela quantia! Isso só me trouxe coisas ruins!”? É
exatamente esse o objetivo do Satan ao enviar um teste para a pessoa, justamente
após a pratica de boas ações.
Esse
foi o último teste de Avraham, no final de sua vida. Não era um teste novo, e,
portanto, não ia contra a promessa de Hashem. Na realidade, era um teste
relacionado a um acontecimento passado, a Akedat Itschak, a fim de provar que
Avraham não se arrependeria de ter cumprido o mandamento divino, apesar de ter
sido “presenteado” com o falecimento de sua esposa e os obstáculos envolvidos.
Todos
nós temos desafios, dificuldades e testes em nossas vidas. Isso é normal, e não
podemos desanimar. Porém, principalmente quando fazemos mitsvot e bondades,
caso apareça alguma dificuldade, temos de passar por cima e nos lembrar que não
temos como saber de que forma somos recompensados por nossos atos. A verdadeira
recompensa está sendo adicionada na conta de cada um lá em cima.
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