Na véspera de Yom Kipur, costuma-se abençoar cada
filho com a seguinte frase: “Yessimcha Elokim Keefraim Vechimnashe”. Que Hashem
te abençoe como Efraim e Menache. Alguns, inclusive, costumam dizer essa crachá toda sexta feira de noite. Essa frase é na verdade um passuk que consta na
Parashá dessa semana. Quando Yaakov estava em seu leito de morte, Yossef levou
seus dois filhos, Efraim e Menashe, para receberem uma bênção antes que Yaakov
falecesse. Ao abençoa-los, Yaakov disse: assim as pessoas de Am Israel vão abençoar
uns aos outros no futuro, desejando que Hashem lhes abençoe para que sejam como
Efraim e Menashe. E realmente é isso o que acontece, essa frase é anualmente dita
de pai para filho, na véspera de Yom Kipur.
Com todo o respeito aos filhos de Yossef, o que
eles possuíam de tão especial, a ponto de para o resto da história serem usados
como parâmetros nas bênçãos? Yaakov tinha outros 11 filhos, isso sem contar o próprio
Yossef. Por que justamente Efraim e Menashe foram usados como exemplo?
Explica o R Elimelech de Dinov (1783-1841), mais
conhecido como Bnei Issachar, que Efraim e Menashe fizeram algo inédito na história
de Am Israel. Como diria Lula, nunca antes na história desse povo. Comecemos
com os filhos de Avraham. Itschak e Ishmael não se davam bem, possuíam características
completamente opostas, e os pais discutiam sobre como lidar com isso. Sarah
queria que Ishmael fosse embora, porém Avraham estava relutante em faze-lo, até
que Hashem lhe disse para ouvir sua esposa. Os filhos de Itschak, Yaakov e
Essav, desde quando estavam na barriga da mãe já brigavam para ver quem sairia
primeiro; um gostava da sinagoga, o outro de lugares mais impróprios, e os pais
também estavam divididos. O passuk diz claramente que Itschak gostava de Essav
e Rivka de Yaakov. Sobre os filhos de Yaakov, não é preciso muita explicação.
Yaakov claramente demonstrava no inicio uma preferência por Yossef, lhe
presenteou com uma túnica especial, e causou inveja entre os irmãos, que o
venderam após quase o matarem. Isso sem falar que os filhos das escravas
sofriam um enorme bulying dos filhos que se denominavam “legítimos”.
Porém, com Efraim e Menashe, a coisa foi diferente.
Na hora que Yaakov foi abençoa-los, é famoso o fato de que ele inverteu as mãos.
Apesar de Menashe ser o mais velho, Yaakov colocou sua mão direita na cabeça de
Efraim. Qual foi a reação dos dois irmãos neste momento? O passuk nos conta que
Yossef corrigiu o pai, porém nada nos é dito sobre alguma reação de Menashe ou
Efraim. Isso porque ambos aceitaram numa boa. O seguinte pensamento deve ter se
passado na cabeça de Menashe: “Yaakov trocou as mãos, eu merecia receber a mão
direita, mas ele colocou a esquerda em minha cabeça. E aí? A bracha virá do
mesmo jeito. Não faz mal, cada um possui o seu valor, não acho que sou melhor
que ele. Não vou reclamar”.
Pela primeira vez na história de Am Israel dois irmãos
não brigaram, não se odiavam, não sentiram inveja um do outro. Exatamente por
isso Yaakov decidiu que os dois deveriam ser lembrados sempre que uma bracha fosse
dada por alguém. Pois é preciso recordar sempre que essa é a única maneira das bênçãos
se concretizarem, quando há paz e harmonia em Am Israel.
Tivemos nessa semana o jejum de 10 de Tevet, que
marca o inicio do cerco do primeiro Beit Hamikdash. Setenta anos depois do primeiro templo, veio o segundo, que também acabou sendo destruído. É sabido que o motivo de sua destruição foi o ódio gratuito. As pessoas não
se respeitavam. É preciso corrigir esse erro que causou grandes destruições, ao
lembrar diariamente da lição que Yaakov deixou para toda a história. Menciona-la
apenas na véspera de Yom Kipur, ou até mesmo uma vez por semana, não é suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário