quinta-feira, 16 de julho de 2015

Matot/Maassê - Por mais difícil que seja, faça o certo

Na Parashá dessa semana, temos uma guerra entre Bnei Israel e o povo de Midian. Moshe recrutou as pessoas para lutar, baseando-se no que Hashem lhe havia ordenado: “Mil pessoas por tribo, de todas as tribos de Israel”. Rashi faz aqui um comentário que levantará uma questão. Ele diz que o passuk frisa que foram escolhidas pessoas de “todas as tribos” para incluir a tribo de Levi, que certas vezes não participavam das batalhas.
Quantas pessoas no total foram então à luta? Quando estamos acostumados a falar das “12 tribos”, é porque não incluímos a tribo de Levi no meio. Isso porque Yossef originou duas: Efraim e Menashe. Então, se a tribo de Levi também foi, somaram-se 13 tribos. Fazendo uma simples conta matemática, chegamos em 13.000 soldados que lutaram e venceram a guerra.
Porém, quando vemos a continuação, o passuk nos escreve o seguinte: “E foram selecionados 12 mil pessoas”. Como assim? Pela conta que fizemos, faltam mil!
A resposta está exatamente na explicação de Rashi desse segundo passuk. Ele explica que essa linguagem “e foram selecionados” implica que as pessoas foram forçadas a ir à guerra, contra suas vontades. Isso porque Hashem havia dito pra Moshe que após essa guerra ele iria falecer (o livro de Dvarim inteiro é um discurso que Moshe deu ao povo em seu último dia de vida). Sendo assim, as pessoas não queriam cumprir esse objetivo, pois sabiam que isso só apressaria a morte de seu líder, e queriam ficar com ele o maior tempo possível. Por isso, eles foram praticamente forçados a batalhar.
Como isso responde a nossa pergunta? Da maneira como falamos, foram “forçados” apenas 12 mil homens, ou seja, somente integrantes de 12 tribos. A tribo de Levi no entanto, apesar de participar da guerra, não teve seus integrantes selecionados dessa forma. É claro que eles também não queriam se aproximar da morte de Moshe. Inclusive, provavelmente sofreriam a sua perda ainda mais do que o resto do povo, por serem integrantes da mesma tribo. Porém, diferentemente dos outros, os Leviim sabiam que havia uma ordem expressa de Hashem para guerrearem com Midian, e que por mais difícil que fosse saber que o fim de Moshe estava próximo, eles deveriam cumpri-la da melhor maneira possível. Por isso o passuk escreveu que foram 12 mil, e não 13 mil homens, uma vez que ele não está nos narrando exatamente quantas pessoas foram à guerra, e sim o fato de que as pessoas não queriam ir, e os integrantes de Levi não estavam inclusos nessa cena.
            É comum as pessoas saberem qual é o certo a fazer, porém muitas vezes enfrentam dificuldades e conflitos que tornam o correto algo muito difícil de ser realizado. Que essa força de vontade da tribo de Levi sirva de inspiração a todos, para sempre fazer o bem e alcançar todos os objetivos almejados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário