Quando estou em São Paulo, nas sextas feiras de manhã, sempre que
possível, estudo Chumash com um amigo. Lemos os psukim e os respectivos
comentários de Rashi, fazemos
algumas perguntas e procuramos por respostas. Estudamos sempre muito bem, por
sinal, com nossas cabeças sincronizadas. Muitas vezes, nossas perguntas e
respostas são encontradas em um livro chamado Siftei Chachamim, que se dedica quase que inteiramente a explicar e analisar os comentários de Rashi. Já que
estou nos Estados Unidos, não conseguirei estudar com ele essa semana. Mas esse
Dvar Torá me lembrou
de nossos estudos.
A Parashá dessa semana se inicia com o dramático encontro de Yaakov
com seu temível irmão Essav. Para se certificar que Essav não queria mais
mata-lo, Yaakov enviou mensageiros para lhe transmitirem uma mensagem de paz.
Ao voltarem, os mensageiros disseram para Yaakov que Essav estava vindo ao seu
encontro com mais quatrocentas pessoas. O passuk nos conta que ao ouvir isso,
“Yaakov ficou com muito medo, e ficou aflito”. Por que o passuk usou duas
linguagens diferentes para descrever a reação de Yaakov (ficou com medo e
aflito)? É verdade que fica mais legal, dá um clima na história, mas seria isso
necessário?
Rashi explica
que Yaakov se preocupou com dois problemas diferentes, e por isso o uso de dois
verbos distintos. Primeiramente, ele temeu que pudesse ser morto, e além disso
ficou aflito pelo fato de que poderia chegar a matar alguém, caso uma guerra
fosse iniciada.
Sobre esse Rashi trazido
acima, o Siftei Chachamim traz dois
problemas. O motivo que Yaakov ficou com medo porque poderia ser morto é
questionável, uma vez que sabemos que Hashem havia lhe prometido quando ele
saiu da casa de seus pais que lhe levaria de volta para a terra de Israel, são
e salvo! Com uma promessa dessas, por que ter tanto medo de ser morto? Além
disso, o motivo que Yaakov ficou aflito pelo fato que poderia acabar matando
alguém na guerra, também não faz muito sentido, pois existe uma lei que se
alguém quer matar uma pessoa, ela pode se defender e matá-lo, o que hoje seria
chamado de legitima defesa! Por que então Yaakov ficou tão aflito?
Responde o Siftei Chachamim sua
primeira pergunta, que Yaakov estava com medo de morrer na batalha iminente,
uma vez que ele estava com receio de que poderia ter cometido algum pecado
desde o momento no qual ocorreu a promessa de Hashem. Sendo assim, ele poderia
ter perdido sua proteção, estando assim vulnerável. Outro motivo pelo qual
Yaakov pode ter ficado com medo é que a benção de Hashem foi que lhe protegeria
até ele entrar em Israel, e não necessariamente até ele chegar de volta à casa
de seus pais, para onde estava indo. Portanto, como Yaakov já havia chegado em
Israel, Hashem já haveria cumprido sua promessa, e talvez não estivesse mais
lhe protegendo.
E a segunda pergunta? Por que Yaakov estava aflito devido à chance
dele matar alguém? Certa vez ouvi dizer que quando um soldado no exercito mata
uma pessoa pela primeira vez, ele começa a tremer de tanto medo, entra em
choque ao ponto de não conseguir controlar suas necessidades. Porém, não é esse
o motivo da aflição de Yaakov, uma vez que ele era uma pessoa muito corajosa,
como vemos mais pra frente, quando ele lutou bravamente durante a noite toda
com o anjo de Essav, e ganhou a luta! Explica então o Siftei Chachamim: todo o medo de Yaakov era por seu pai,
Itschak. Caso houvesse uma batalha e Essav acabasse morrendo, seu pai sofreria
muito. Isso porque Itschak gostava muito de Essav. Por isso Yaakov estava tão
preocupado.
Imagine Yaakov, no meio de uma guerra, com toda a sua família exposta,
correndo o risco de serem atacados pelo seu maior inimigo. Apesar de tudo isso,
o que mais lhe preocupou foi como isso poderia afetar o seu pai, lhe fazer
sofrer. Isso, dentre todos os outros fatores mais óbvios, foi o que deixou
Yaakov com mais medo! Todos nós temos de aprender daqui uma importante lição. Tudo
o que fazemos impacta as pessoas que estão em nossa volta. Às vezes nos parece
tão obvio que devemos respeitar nossos pais, que acabamos nos esquecendo de que
certas coisas que fazemos podem lhes aborrecer. Yaakov manteve isso em sua
mente durante uma guerra. Devemos tentar fazê-lo em nosso dia a dia.
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