Pequenos Grandes Atos
A Parashá dessa semana nos apresenta o assunto da kashrut. Para alguns tipos de animais a Torá nos dá sinais para reconhecer se são kasher ou não. Porém, quando a Torá nos fala sobre os pássaros, não nos passa nenhum sinal, mas faz uma lista com os pássaros que não devemos comer.
Diz o Ramban que todos os pássaros dessa lista possuem um denominador comum: todos pegam suas presas e as tiram do chão, as levando para o ar, onde não estão ambientadas. Um ato de crueldade que é suficiente para proibir-nos de comer esses pássaros.
Muitos já estão cansados de ver várias capas da revista Veja dizendo que "você é o que você come". Cada vez um novo estudo é feito sobre a influência dos alimentos em nossa saúde. Espiritualmente porém, nós realmente somos o que comemos. Tudo o que ingerimos influência em nossa alma, seja de uma forma positiva, como por exemplo quando tomamos o vinho do kidush, ou negativa.
Contudo, cabe aqui uma pergunta: o que há de tão grave no fato dos pássaros levantarem suas presas do chão? Mesmo que seja cruel, seria esse pequeno ato tão significativo para a Torá proibir-nos de ingerir o pássaro?
Aprendemos disso uma grande lição. Assim como os pássaros, cada ato que fazemos é muito importante e nos influência, tanto de uma forma positiva quanto negativamente. Não podemos pensar que certas ações não apresentarão consequências apenas por serem "pequenas". Cada ato possui grande importância.
Da mesma forma, se quisermos crescer, melhorar, devemos focar nos pequenos atos. Achamos que só coisas grandes devem ser valorizadas, porém muitas vezes, um ato que parece insignificante, trará resultados magníficos. Alguns anos atrás, a companhia aérea United Airlines, estava procurando algo para economizar em seus milhares de vôos realizados diariamente. No final, sua decisão não foi demitir funcionários ou começar a cobrar pela comida, mas sim retirar uma azeitona de cada prato da salada que era servida aos passageiros. Isso gerou uma economia de milhões de dólares para a empresa. Tudo conta. Uma pequena ação que implementamos em nosso dia a dia é capaz de influenciar nossas vidas de uma forma inimaginável. Se fizermos nossa parte, Hashem com certeza nos guiará para o caminho certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário