A Doação com D Maiúsculo
No último passuk da primeira Aliá dessa Parashá, está escrito que o
povo “saiu da frente de Moshe”, após Moshe ter lhes passado os mandamentos de
Hashem sobre as doações que deveriam ser feitas ao Mishkan. O que esse Passuk vem nos dizer? Muitas outras
vezes, quando Moshe disse algo para o povo, a Torá não nos conta que o povo saiu após ouvi-lo! Por
que justo aqui?
À principio, quando li esse passuk, me lembrei da explicação que o
Midrash Yalkut Shimoni dá quando a Torá nos conta
que Am Israel “viajou da montanha de Hashem”, após a entrega da Torá. O Midrash (também trazido pelo Ramban no local) diz que o povo saiu do Har Sinai da
mesma forma como uma criança foge da escola, querendo ir para casa o mais
rápido possível, se livrar do peso. Ou seja, algo ruim.
Porém, seria um pouco estranho o povo ter tido a mesma intenção ruim
aqui em Parashat Vaiakhel. Será que eles fugiram de Moshe, queriam se livrar
dele, apenas por terem ouvido que precisavam doar para o Mishkan? Realmente, quando ouvimos falar em
desembolso de dinheiro, saímos correndo; mas sabemos que esse não era o caso lá
no deserto, uma vez que o povo, com muita gratificação, doou mais do que o
suficiente para o Mishkan! Então o
que quer nos dizer o Passuk com a frase: “e o povo saiu da frente de Moshe”?
A explicação simples, é que esse Passuk vem fechar um assunto. Da
mesma maneira como a Parashá começa nos dizendo “E reuniu Moshe a congregação
de Israel”, assim também no final, após ele ter transmitido sua mensagem, o
Passuk nos diz que o povo foi embora. Porém, esse esclarecimento parece simples
demais. Deve haver aqui alguma outra explicação para esse Passuk.
Diz o Or Hachaim, famoso comentarista da Torá, que o Passuk vem nos
relatar a boa intenção que o povo teve. Eles realmente saíram correndo da
frente de Moshe, mas não para se livrarem de seus mandamentos, e sim para irem
buscar as doações para o Mishkan. Geralmente,
quando um aluno vai sair da frente de seu rabino, precisa receber permissão
(Guemará, Yoma 53 a).
Porém no nosso caso, o povo estava tão empolgado que não esperou nem Moshe
dizer que eles poderiam sair, tanta era sua vontade de doar para o Mishkan.
Continua o Or Hachaim dizendo que pode ser que o povo teve outra
intenção ao sair correndo. Eles sabiam que Moshe era muito rico (recebeu os
restos da safira da qual foram feitas as duas tábuas). Também sabiam que Moshe
fazia de tudo para cumprir as Mitsvot de Hashem. Então o povo raciocinou que se
Moshe quisesse, ele poderia doar tudo para o Mishkan, sem deixar nada para
eles! Por isso saíram correndo antes de Moshe, para poderem cumprir a Mitsva. Vemos que nenhum Passuk na תורה está escrito à toa. Sempre podemos
aprender lições e explicações novas.
Que possamos pegar o exemplo “mão aberta” de nossos antepassados!
Muito bom celsão
ResponderExcluirVamo tricolor