Nossa
Parashá começa com Hashem ordenando Moshe a dizer para o povo produzir o óleo para
ser usado no acendimento da Menorá, no Mishkan. Geralmente, quando Hashem
ordena Moshe a passar algo para o resto do povo, Ele simplesmente diz: “fale ao
povo”. Em nosso caso, porém, há algo mais. Hashem disse para Moshe: “E você ordene
a Bnei Israel que peguem para você o óleo de oliva puro” (Tetsave 27,20). A
pergunta clássica que existe sobre este passuk é por que Hashem disse para
Moshe que o povo pegaria o óleo “para ele”? Qual é a relação especial entre
esse óleo e Moshe, que não existe em outras Mitsvot?
Explica
o Avnei Ezel (1897-1943, Polônia) que Moshe tinha um objetivo, sempre claramente
salientado em suas ações como líder de Am Israel. Sua missão era promover o
povo de Israel como o povo escolhido, mostrar ao mundo que Bnei Israel recebia constantemente
a presença divina da Shchina. Inclusive, por esse motivo, quando Hashem quis
punir severamente Bnei Israel após o pecado do bezerro de ouro, a ponto de planejar
substitui-los por uma nova nação que surgiria a partir de Moshe, este rejeitou
severamente essa opção, e disse: se este for o caso, “apague o meu nome de Seu
livro”. Pois sem Am Israel, Moshe perderia o seu norte, seu motivo de viver.
Mas
o que isso tem a ver com a Mitsvá do óleo na Menorá? Diz a Gemará no tratado de
Shabat (página 22) que a vela situada na extremidade esquerda da Menorá ficava
acesa o dia inteiro. Isso era um milagre claro que expressava a presença divina
no santuário, uma vez que essa vela recebia a mesma quantidade de óleo das
outras, que se apagavam muito antes. Era como se ocorresse um milagre de
Chanuká diariamente no Mishkan. Justamente a Mitsvá da Menorá representava tudo
aquilo pelo qual Moshe lutava constantemente em seu dia a dia. Portanto,
Hashem, quando lhe passou este comando, disse para o povo pegar o óleo para o próprio
Moshe, pois essa Mitsvá colocaria em prática o seu ideal mais substancial.
Exatamente
devido ao pedido de Moshe para Hashem apagar o seu nome da Torá, este não consta
nenhuma vez em nossa Parashá. Esta é a única vez que isso acontece desde o seu
aparecimento na história do povo judeu. Um pedido de um Tsadik sempre acaba
sendo concretizado, nem que seja só uma pequena parte. Esse era Moshe, um líder
que dedicava, não apenas 100% de seu tempo, mas também toda a sua vida, ao seu
povo.
Esse Shabat é Parashat Zachor. É uma Mitsvá da Torá ouvi-la.
Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá.
Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta
de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o
Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.
Obs 3:
nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário