quinta-feira, 9 de março de 2017

Tetsave - Menorá, a Mitsvá de Moshe

Nossa Parashá começa com Hashem ordenando Moshe a dizer para o povo produzir o óleo para ser usado no acendimento da Menorá, no Mishkan. Geralmente, quando Hashem ordena Moshe a passar algo para o resto do povo, Ele simplesmente diz: “fale ao povo”. Em nosso caso, porém, há algo mais. Hashem disse para Moshe: “E você ordene a Bnei Israel que peguem para você o óleo de oliva puro” (Tetsave 27,20). A pergunta clássica que existe sobre este passuk é por que Hashem disse para Moshe que o povo pegaria o óleo “para ele”? Qual é a relação especial entre esse óleo e Moshe, que não existe em outras Mitsvot?
Explica o Avnei Ezel (1897-1943, Polônia) que Moshe tinha um objetivo, sempre claramente salientado em suas ações como líder de Am Israel. Sua missão era promover o povo de Israel como o povo escolhido, mostrar ao mundo que Bnei Israel recebia constantemente a presença divina da Shchina. Inclusive, por esse motivo, quando Hashem quis punir severamente Bnei Israel após o pecado do bezerro de ouro, a ponto de planejar substitui-los por uma nova nação que surgiria a partir de Moshe, este rejeitou severamente essa opção, e disse: se este for o caso, “apague o meu nome de Seu livro”. Pois sem Am Israel, Moshe perderia o seu norte, seu motivo de viver.
Mas o que isso tem a ver com a Mitsvá do óleo na Menorá? Diz a Gemará no tratado de Shabat (página 22) que a vela situada na extremidade esquerda da Menorá ficava acesa o dia inteiro. Isso era um milagre claro que expressava a presença divina no santuário, uma vez que essa vela recebia a mesma quantidade de óleo das outras, que se apagavam muito antes. Era como se ocorresse um milagre de Chanuká diariamente no Mishkan. Justamente a Mitsvá da Menorá representava tudo aquilo pelo qual Moshe lutava constantemente em seu dia a dia. Portanto, Hashem, quando lhe passou este comando, disse para o povo pegar o óleo para o próprio Moshe, pois essa Mitsvá colocaria em prática o seu ideal mais substancial.
Exatamente devido ao pedido de Moshe para Hashem apagar o seu nome da Torá, este não consta nenhuma vez em nossa Parashá. Esta é a única vez que isso acontece desde o seu aparecimento na história do povo judeu. Um pedido de um Tsadik sempre acaba sendo concretizado, nem que seja só uma pequena parte. Esse era Moshe, um líder que dedicava, não apenas 100% de seu tempo, mas também toda a sua vida, ao seu povo.

Esse Shabat é Parashat Zachor. É uma Mitsvá da Torá ouvi-la.

Obs.: cada Parashá possui mais de um Dvar Torá. Você pode encontrá-los através dos marcadores no site, ou através da ferramenta de busca. Estes só funcionam no site Desktop.
Obs. 2: caso deseje receber um aviso quando o Dvar Torá for postado, envie um email para blogdodvartora@gmail.com.

 Obs 3: nos adicione no Facebook: Dvar Torá Semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário