sexta-feira, 13 de junho de 2014

Shlach - As Coisas Não Caem Do Céu

No começo da Parashá dessa semana, Hashem fala para Moshe “Shlach Lecha, envie os espiões para você”. Rashi explica que com essas palavras, Hashem respondeu para Moshe ao pedido do povo para enviar os espiões, da seguinte maneira:
- Eu já disse para o povo que a terra é boa. Se você quiser, mande os espiões. Porém, Eu não iria arriscar envia-los, correndo o risco de eles pecarem.
Apesar desta resposta cética, todos sabemos que Moshe decidiu enviar os espiões, e que o resultado não foi dos melhores: falaram mal da terra de Israel, fizeram o povo todo chorar, e ninguém daquela geração teve o mérito de entrar em Israel (com exceção de Calev e Yeoshua).
A pergunta é clara: por que Moshe insistiu em enviar os espiões, se Hashem havia lhe dito que não era necessário, e que havia uma chance deles pecarem? Mais ainda: o próprio Moshe estava cético em relação ao sucesso da missão, ao ponto de ter adicionado uma letra no nome de seu aluno Yeoshua, para Hashem lhe proteger das más intenções dos espiões. Então por que lhes enviou?!
Pense em um numero bem alto. Pensou? Agora saiba que o numero de respostas que existem para essa pergunta é maior do que o numero que você pensou. Inúmeros comentaristas dão inúmeras respostas cada para a nossa pergunta. Escreverei uma delas.
Quando o ser humano nasce, ele recebe tudo “de mão beijada”. Fazem tudo por ele: lhe alimentam, lhe vestem, lhe levam para passear. Ele não precisa se esforçar para ir atrás de nenhuma de suas necessidades. Com o passar do tempo, ele cresce e passa a ficar cada vez mais independente, até começar a se virar sozinho sempre que necessário.
O povo de Israel no deserto era como um bebê. Tudo vinha pronto. As roupas cresciam com o corpo, o man caía do céu, a água vinha do poço de Miriam, as nuvens que lhes envolviam protegiam do calor e do frio. A mesma coisa acontecia em relação à espiritualidade. As energias espirituais do povo vinham direto de Hashem, através de seus emissários Moshe, Aharon e Miriam. As pessoas eram apenas um receptáculo para a espiritualidade. Não precisavam se esforçar para obtê-la. Por isso, quando foi sentida a falta de cada um dos lideres do povo, que faziam a ligação entre as pessoas e Hashem, problemas aconteceram. Quando pensaram que Moshe não ia mais descer do monte Sinai, fizeram o bezerro de ouro. Quando Miriam faleceu, as aguas de seu poço secaram, e teve o famoso caso que Moshe bateu na pedra quando enfrentou a rebelião do povo. E quando Aharon faleceu, desapareceram as nuvens que envolviam o povo, e este passou a temer seus inimigos.
Após a entrada em Israel, a coisa mudou. As pessoas passaram a precisar se esforçar para receber seus bens materiais e espirituais. No âmbito material, era necessário trabalhar para obter o alimento e as vestimentas. A própria terra foi conquistada com guerras pesadas, sem muitos milagres revelados. No âmbito espiritual, o povo não recebia mais aquela energia diretamente de Hashem, e sim tinha que se esforçar para conseguir crescer espiritualmente.
Por isso Moshe resolveu enviar os espiões, por mais que Hashem não se mostrou à favor. Moshe queria que os espiões vissem como era a vida em Israel a fim de preparar o povo para a grande mudança pela qual suas vidas passariam. Se as pessoas chegassem despreparadas e fossem pegas desprevenidas, a queda espiritual poderia ser grande, assim como ocorreu nas três ocasiões citadas acima.
Realmente, se o povo não tivesse pedido pra Moshe enviar os espiões, o envio destes não seria necessário, uma vez que o povo provaria ter tanta confiança em D’us, que já seria o suficiente para a vida na terra de Israel. Por mais que teriam que se esforçar, eles teriam plena confiança em D’us de que tudo daria certo. Porém, após pedirem o envio dos espiões, o povo mostrou que queria viver de uma forma natural. Aí não teve jeito, Moshe se viu obrigado a enviar os espiões para mostrar quão diferente seria a vida após a entrada em Israel.

Hoje em dia, não vivemos no “deserto”. Tudo o que obtemos, por mais que Hashem seja responsável, demanda nosso esforço. Se queremos crescer espiritualmente, temos de estudar Torá. Se queremos rezar com mais cavaná, temos de chegar mais cedo na reza. Para receber parnassá, é necessário trabalhar. Em nossas vidas, somos abençoados de lá de cima, porém as coisas não caem do céu.

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