sexta-feira, 27 de junho de 2014

Chukat - Aproveitando As Oportunidades

Na Parashá dessa semana, ocorre um episódio dos mais trágicos envolvendo o líder de Am Israel, Moshe. Todos conhecem a historia da pedra, com a qual Moshe deveria falar para tirar água, porém ao invés disso ele acabou batendo nela. Mesmo que a água saiu, Hashem ficou muito bravo, e decretou que ele não entraria mais na terra de Israel. Como vários outros acontecimentos encontrados na Torá, existem inúmeras explicações para a famosa pergunta: qual foi o “grande” pecado de Moshe?
Façamos então, algumas perguntas, para depois chegar em uma resposta: será que Moshe não acreditou que se ele falasse sairia água da pedra? Faltou fé? Se era para ele falar e não bater, por que então Hashem o mandou pegar o cajado na hora de falar? Qual a relação entre o pecado e a punição que Moshe não entrou na terra de Israel?
É sabido, como já citamos várias vezes, que uma das grandes diferenças entre a vida do povo em Israel e no deserto era o fato de que em Israel o povo teria que se esforçar para conseguir o sustento, e, principalmente, dependeria das chuvas para a obtenção do alimento. Diferentemente do deserto, onde o povo recebia tudo milagrosamente.
O erro de Moshe ocorreu quando eles já estavam quase chegando em Israel. O livro de Bamidbar inteiro é uma transição entre a vida milagrosa e a vida natural. Portanto, quando Miriam faleceu, era uma oportunidade para Moshe mostrar ao povo como eles (incluindo o próprio) deveriam fazer quando chegassem em Israel. Hashem disse para Moshe falar com a pedra. A explicação disso é que Moshe deveria rezar para que Hashem desse água para o povo através da pedra (assim como o povo rezaria para que chuvas caíssem, na terra de Israel). Assim, o povo veria que a reza realmente funciona! E que é assim que deveria ser feito.
Além disso, Hashem falou para Moshe levar o cajado. Este era a representação dos milagres que Hashem fazia para o povo. Tudo era feito através do cajado, começando pelas 10 pragas no Egito, passando pela abertura do mar, e os outros milagres que aconteciam no deserto. Ao levar o cajado e não usá-lo, Moshe ia mostrar para as pessoas que, após a entrada em Israel, ele não seria mais necessário, uma vez que as coisas passariam a acontecer de uma forma mais natural.
Porém, Moshe não se mostrou pronto à essa nova vida. Ele até tentou falar com a pedra, mas ele estava nervoso, e não conseguiu ter as cavanot suficientes, nem mostrar para o povo como realmente deveria ser feito. Por ser alguém que diariamente falava com Hashem, Moshe estava totalmente acostumado a viver envolto por Seus milagres revelados. Por isso, usou o cajado mágico, e bateu na pedra, fazendo realmente ela dar água. Mas essa não era a forma como Hashem queria que isso fosse feito. Por isso, Moshe foi punido e não pôde entrar em Israel. Ele era uma pessoa tão elevada, que não conseguiria levar aquele tipo de vida.

Em nossas vidas, às vezes nos são dadas oportunidades para santificar o nome de Hashem. Assim como o caso da pedra, que deveria ser aproveitado por Moshe para ensinar uma nova lição ao povo. Temos de aproveitar cada chance que temos para fazer o bem, pois ela pode ser única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário